Vereadora Sandra Wagner pede atenção da Prefeitura de Venâncio para terrenos sujos e aumento de proliferação de insetos

Olá Jornal
janeiro03/ 2023

Apesar do recesso no Legislativo de Venâncio, durante o mês de janeiro, a Vereadora Sandra Wagner (PSB), a partir de demanda recebida da comunidade, esteve na manhã desta terça-feira, 03, na Secretaria
Municipal de Meio Ambiente, onde apresentou preocupações quanto a terrenos baldios e a consequente proliferação de insetos e bichos peçonhentos. Segundo a parlamentar, o assunto tem chegado ao seu
gabinete com frequência e, a partir disso, pede uma atenção maior da Administração quanto ao assunto.

De acordo com o Secretário da Semma, Nilson Lehmen, vistorias são feitas de tempos em tempos pela cidade, que conta com cerca de cinco mil terrenos baldios, e também são feitas notificações e aplicações de multas a partir de denúncias de locais direto para a Secretaria de Meio Ambiente através do WhatsApp 51 9 9791-1840 ou por telefone 21 830738.

Após a emissão da notificação, o proprietário tem 15 dias para realizar a limpeza. Caso isso não ocorra, o Município faz a limpeza e além de emitir a multa, cobra do proprietário o serviço realizado. Os valores
são vinculados ao IPTU do próximo ano fiscal. De acordo com Nilson, uma empresa terceirizada deve entrar em ação no próximo dia 16 para realizar as limpezas, que depois serão cobradas dos proprietários.

Já a proliferação de baratas e ratos, segundo ele, é proveniente de despejo direto, por comerciantes e moradores, de alimentos/óleo direto nas bocas de lobo. Uma ação conjunta com a Corsan está sendo realizada em alguns pontos para limpar a tubulação.

Já a Vigilância Sanitária, responsável pelo controle de vetores afirma que a proliferação de mosquitos é uma problemática de todo o estado. No município, apenas sete agentes de endemias tem realizado visitas, por zoneamento, para vistoriar os cerca de 22 mil imóveis cadastrados e, se necessário, fazer a aplicação de larvicidas. Sendo que, para atender esta demanda o ideal seriam 27 agentes. Hoje a legislação do Município permite a contratação de no máximo dez profissionais.

A situação preocupante e histórica vivida em Venâncio em 2022, quando foram confirmados 517 casos de Dengue no município, coloca a comunidade e o Poder Público em alerta. De acordo com o coordenador da Vigilância local, Gabriel Alves, os meses de março, abril e maio são os mais temerosos. Desta forma, se faz necessário redobrar a atenção com água parada. Em caso de piscinas ou mesmo locais abandonados que estejam com água parada pode ser feito contato com a Vigilância para que possa fazer a vistoria. A notificação pode ser feita através do telefone: 2183-0757.

CRÉDITO: AI PSB

Olá Jornal