Venâncio Aires sedia audiência pública da Assembleia Legislativa em defesa da produção de tabaco 

Olá Jornal
agosto25/ 2023

A manhã desta sexta-feira, 25, foi de audiência pública da Assembleia Legislativa, sobre a 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O debate ocorreu na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, em uma série de encontros propostos pelo Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento dos Trabalhos da COP10. O presidente dessa frente, deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), destaca que os encontros no interior do estado buscam enaltecer a importância econômica e social da produção de tabaco. 

Audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto

“Além de Venâncio Aires, hoje iremos para Arroio do Tigre, encerrando uma série de encontros que irão resultar em um relatório oficial, com todas as participações. Esse trabalho será entregue no próximo dia 29 de agosto, na Expointer. A partir disso também iremos à Brasília buscar a articulação para garantir apoio ao setor e a participação de representantes durante a COP10 que ocorre no Panamá em novembro,” destaca. 

Participaram da audiência os deputados estaduais Airton Artus, Edivilson Brum e Kelly Moraes, além do deputado federal Marcelo Moraes. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), também integrou os debates, junto com secretários municipais. A Câmara de Vereadores foi representada pelo presidente da Casa, Gerson Ruppenthal (PDT) e demais parlamentares. 

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco da Câmara de Venâncio Aires, Sandra Wagner (PSB) , ressaltou a necessidade de união na defesa dos produtores de tabaco. “União de esforços, entre as lideranças do setor, que acreditam na agricultura e na fumicultora, para defender um interesse maior que é a defesa dos produtores do tabaco.”

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, destacou que atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de tabaco e lider em exportação. A geração de renda e empregos precisam, na visão do dirigente, precisa ganhar destaque. “O setor tem números impressionantes, se o governo não atrapalhar, vamos continuar por décadas sendo o maior exportador,” ressaltou.

Durante o encontro a Afubra reforçou números da safra 2022/2023, com mais de 605 mil toneladas produzidas nos três estados do Sul. 

RELATÓRIO 

Ao final das audiências será produzido um relatório a ser entregue ao governo brasileiro cujos representantes estarão no evento antitabagista que ocorrerá de 20 a 25 de novembro, na Cidade do Panamá, no Panamá. A última audiência pública da Assembleia Legislativa sobre o tema ocorre na noite desta sexta-feira, 25, em Arroio do Tigre.

O documento será apresentado no dia 29 de agosto, na Casa do Canal Rural, na Expointer, às 16h. Integram a Subcomissão, vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, os deputados Zé Nunes (PT), Kelly Moraes (PL) e Elton Weber (PSB).

Júlia Giovanaz Nunes apresentou produto criado em formato de creme para evitar a doença da folha verde do tabaco

PRODUTO

Durante a audiência em Venâncio Aires, a sócio fundadora da Protege Química, apresentou o produto criado para evitar a doença da folha verde. Um creme foi desenvolvido a partir de pesquisas acadêmicas, para facilitar a aplicação dos produtores de tabaco. Júlia Giovanaz Nunes apresentou o produto e destacou a importância da pesquisa cientifica na proteção à saúde dos fumicultores.

Olá Jornal