CTA realiza workshop sobre Gestão Rural na terça-feira

Olá Jornal
agosto25/ 2023

A CTA Continental Alliance realiza no dia 29 de agosto o Workshop “Gestão Rural: um compromisso da CTA com seus produtores integrados. União para o fortalecimento e continuidade do agro”. O evento será realizado das 13h às 17h, no Clube CTA, e contará com a presença do sócio e auditor independente da Indexo – Gestão e educação, Marco Simch.

De acordo com o supervisor de Pesquisa & Sustentabilidade Agrícola da CTA, Edson Menezes, o objetivo é conscientizar e unir esforços entre todas as pessoas, entidades, instituições e setores envolvidos em busca de solução para a questão trabalhista do diarista contratado da pequena propriedade rural, mais especificamente na cultura do tabaco. O Ministério Público do Trabalho (MPT) já tem realizado operações de fiscalização dos produtores rurais em relação a contratação de mão-de-obra e deve intensificá-las durante o período da colheita do tabaco, a partir de outubro.

“Nós vamos estar levando conhecimento sobre a questão da legislação atual que se aplica ao empregador rural mais voltado para grandes culturas, porém, nós temos o desafio entre as empresas e associações dos setores de buscarmos junto as lideranças governamentais alguma solução para esta questão correta e segura de mão de obra na pequena propriedade”, explica.

A expectativa é de que mais de 250 pessoas participem da programação entre produtores, sindicatos, associações, classe política e demais envolvidos na cadeia produtiva. “Nós queremos fazer uma reflexão para trabalharmos e concentrarmos o nosso esforço em um objetivo único que é facilitar, buscar um esclarecimento e um entendimento e também uma flexibilização de forma que atenda a legislação, mas que leve em consideração a questão do dia-a-dia do produtor de tabaco com relação a contratação de mão-de-obra porque na cultura do tabaco é sazonal”, afirma.

Além disso, Menezes explica que a empresa vem trabalhando o tema juntamente com seu corpo técnico. “A empresa buscou uma parceria e foi pioneira juntamente ao Senar onde nós primeiramente qualificamos todo o nosso quadro técnico de orientadores agrícolas e estamos levando também este treinamento para os nossos produtores rurais. A CTA logo entendeu que tinha que fazer a sua parte, qualificamos o corpo técnico para serem replicadores destas informações e orientações aos produtores”.

FOTO: Divulgação/CTA

Olá Jornal