Venâncio Aires se despede do Pedrão da Escola do Chimarrão

Olá Jornal
maio31/ 2023

Venâncio Aires recebeu a notícia da perda do seu embaixador no início da noite desta terça-feira, 30. O diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, morreu aos 71 anos em sua casa no centro de Venâncio Aires. Ele deixa dois filhos, Rosileia e Tiago. Considerado o representante oficial da Capital do Chimarrão, Pedrão, como era conhecido, levou os ensinamentos de preparo da bebida símbolo do Rio Grande do Sul, com o seu ônibus, em diversas regiões do país e até para o cenário internacional.

Empresário, Schwengber começou a atuar na divulgação do chimarrão no final da década de 1990, com um trabalho que tinha como objetivo ampliar o consumo da bebida, beneficiando, assim, a cadeia produtiva da erva-mate. Em 2004, foi fundado o Instituto Escola do Chimarrão. Em 2016, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa.

O governador Eduardo Leite (PSDB), em postagem nas redes sociais, destacou a importância de Pedrão para promover a cultura gaúcha. O chefe do Executivo gaúcho disse que na segunda-feira ainda se encontrou com Schwengber em um evento em Rio Grande, no sul do Estado, “atento e gentil como sempre”. “Um dedicado promotor da nossa cultura”, escreveu.

A prefeitura de Venâncio Aires publicou uma nota de pesar nas redes sociais e decretou luto oficial de três dias no município. “Foi ensinar São Pedro a preparar o chimarrão em 11 segundos e também os outros 36 tipos da nossa bebida preferida…. Ficamos por aqui, com orgulho do tamanho do Rio Grande, desse personagem inesquecível da história do nosso município”, diz o texto.

FOTO: Divulgação

O velório de Pedro Schwengber ocorre na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires a partir das 7h. O sepultamento será realizado a partir das 15h no cemitério municipal.

Olá Jornal