Venâncio Aires registra crescimento em área de produção de frutas e flores

Olá Jornal
março08/ 2023

A produção de frutas no município deve registrar incremento de produtividade nos próximos anos com crescimento da área destinada a este cultivo. Na produção de flores e folhagens, a última safra registrou aumento no número de famílias ligadas à produção, que também deve impulsionar os negócios nos próximos anos. Juntos, os dois segmentos movimentaram ao longo do ano passado mais de R$ 669,9 mil.

O crescimento dos pomares, em especial de frutas como o abacate, banana, oliveiras, cítricos e até maçãs, deve configurar novos mercados para a produção venâncio-airense. Conforme o chefe do escritório local da Emater/Ascar, engenheiro agrônomo Vicente Fin, atualmente no município 430,76 hectares são ocupados pela fruticultura.

“A produção de frutas tem ampliado a participação na agricultura local, inclusive com novas culturas como maçãs e oliveira, que passam a figurar na produção. O abacate encerrou a safra passada com 120 toneladas colhidas, com aumento significativo, com 26,2 hectares de área comercial. A banana também tem registrado crescimento, com 21 hectares de produção,” explica.

REFORÇO
O programa municipal de fruticultura tem colaborado com o crescimento da produção em Venâncio Aires. A iniciativa é apontada como reforço na agricultura, buscando garantir novas fontes de renda aos agricultores. “O programa tem estimulado novas culturas no município, como a produção de abacates, videiras e oliveiras. É um braço importante e política pública que busca ampliar as áreas comerciais de fruticultura.”

A maior área comercial de frutas em Venâncio Aires está ligada à produção de laranjas. São 71 hectares de pomares, que na última safra geraram mais de 545 toneladas de produção, envolvendo 74 famílias, de forma comercial. A segunda maior área engloba o cultivo de bergamota, que ocupa 27,04 hectares comerciais, com 173,9 toneladas produzidas. As nogueiras ocupam atualmente a terceira maior área de cultivo na fruticultura venâncio-airense, com 26,4 hectares, e 29,40 toneladas produzidas em território municipal.

O abacate tem ganhado força no campo local, e coloca Venâncio Aires como o principal produtor gaúcho da fruta. A produção movimentou ao longo de 2022 mais de 120,4 toneladas, em 13,2 hectares de pomares. Atualmente 20 famílias realizam o cultivo de forma comercial.

FLORES
A produção de flores na cidade ganha espaço também impulsionado pelo turismo. “As feiras e o turismo têm sido aliados para este tipo de cultivo. Nota-se um crescimento deste cultivo e com tendência de aumentar a participação na agricultura de Venâncio Aires, sendo também importante alternativa de renda aos produtores,” destaca Fin.

Atualmente 14 famílias em Venâncio Aires estão produzindo flores e folhagens de forma comercial. A principal delas envolve o cultivo de orquídeas, com 51.025 unidades produzidas em 2022. Na sequência aparece a produção de gladíolo com 1.165 dúzias.

A Statice, para a comercialização de buquê de flores secas, fechou o ano com 1.163 arranjos comercializados. Ainda aparecem a produção com destaque das folhosas, com 2.880 unidades, echeverias, com 4.080 unidades produzidas, 5 mil gerânios e 2 mil begônias.

Olá Jornal