Venâncio Aires registra crescimento de 21,3% nas receitas geradas com a produção de mandioca

Olá Jornal
janeiro10/ 2024

Com a terceira maior produção de aipim do Rio Grande do Sul, Venâncio Aires encerra 2023 com crescimento também nas receitas geradas com o cultivo das raízes. Segundo o relatório do escritório local da Emater/Ascar, ao longo do ano o produto movimentou R$ 3.743.340,29. O valor é 21,3% maior do que o registrado em 2022. O resultado positivo ocorre em função da valorização de mercado do produto. A Capital do Chimarrão é um dos principais fornecedores de mandioca para a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa).

Os dados de movimento financeiro no setor agrícola são computados pela Emater e fazem parte do Valor Bruto da Produção Agrícola de Venâncio Aires (VBPA). O resultado final da produção venâncio-airense deve ser divulgado em fevereiro.

A projeção da entidade de assistência técnica rural é de encerrar o atual ciclo produtivo com 23 mil toneladas de mandioca colhidas em terras venâncio-airenses. A área comercial de produção é de 1.150 hectares, envolvendo 208 famílias. A safra 2022/23 encerrou com 20 mil toneladas produzidas em Venâncio Aires.

TOP 3

Atualmente o município de Santo Antônio da Patrulha é o líder em produção de aipim do Rio Grande do Sul. Na safra passada foram produzidos no município 30 mil toneladas. Já Agudo, aparece na segunda posição, com 22,5 mil toneladas de produção. E Venâncio Aires na terceira colocação com pouco mais de 20 mil toneladas. As informações constam em relatório nacional do IBGE sobre a produção agrícola do país.

FOTO: Divulgação/Pixabay

Olá Jornal