Sistema biométrico vai para o segundo turno

Olá Jornal
outubro06/ 2022

O sistema biométrico utilizado no domingo de eleições vai para o segundo turno, no dia 30 de outubro. Após os problemas verificados na leitura das digitais, a expectativa era de que o sistema fosse revisto para o segundo turno liberando o eleitor das quatro tentativas.

No entanto, o chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, explica que para modificar a biometria seria necessário o recarregamento das urnas com um novo sistema, o que se torna inviável. “A urna já está pronta com o programa instalado e com a carga do primeiro turno, o sistema atual não aceita menos de quatro tentativas. Então, para liberar as quatro tentativas teríamos que ter a alteração no programa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a recarga das urnas”, afirma.

Outro motivo pelo qual o atual sistema deve ser mantido é a redução na quantidade de votos. No primeiro turno o eleitor precisava votar em cinco candidatos. Já para o segundo turno serão somente dois, governador e presidente. “Acho difícil até porque serão somente dois votos”, avalia Mosman.

O chefe do cartório eleitoral ressalta que não há possibilidade de liberação da biometria pelos tribunais regionais, impedindo assim uma solução do problema no decorrer do pleito no primeiro turno. “Não há possibilidade de liberar pois o sistema está lacrado no programa único assinado digitalmente pelo presidente do TSE”, explica.

AVALIAÇÃO
A avaliação de Mosman é positiva e surpreendeu por não ter registros de ocorrências como irregularidades ou questionamentos na hora da votação. Uma das principais preocupações era em relação a proibição do uso do celular na hora de votar, que embora já fosse lei, muitos eleitores desconheciam a regra. “O eleitor entendeu que já era uma prática recorrente. Imaginamos que poderia haver alguma contrariedade em cumprir a norma, esperávamos mais problemas que não se confirmaram. Por outro lado, surgiu onde não esperávamos com as filas devido a biometria”, afirma.

SITUAÇÃO ELEITORAL
Quem precisa justificar o voto tem até 60 dias para fazê-lo mediante comprovação do impedimento de comparecer à votação. A justificativa pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na aba Justifica ou no cartório a partir da próxima semana. Isso porque o TSE ainda não lançou no sistema a situação eleitoral de cada eleitor. A orientação também vale para quem precisa pagar multa de R$ 3,51 por não ter justificativa de não ter ido votar.

Olá Jornal