Sábado é dia para conversar sobre a proteção a vida em Venâncio Aires

Olá Jornal
setembro10/ 2022

Todos os anos Venâncio Aires luta para diminuir o indicador de casos de suicídios. Até julho, segundo dados do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam), foram registrados 11 casos de mortes autoprovocadas na cidade. O assunto ganha destaque neste 10 de setembro, Dia de Prevenção ao Suicídio.

É também neste mês que se amplia a temática, com o Setembro Amarelo. Ano após anos, a Capital do Chimarrão busca criar meios de apoio aos cidadãos. Uma rede foi criada, em todos os espaços públicos voltados à saúde, para ajudar na identificação e direcionar para a rede de acolhimento. Em 2021, Venâncio Aires registrou 20 casos. No ano anterior foram 14.

Para discutir a prevenção, neste sábado, 10, em frente a Igreja Matriz, será realizada uma caminhada pela vida. No espaço também será disponibilizada uma feira. A programação inicia às 9h, planejada pelo Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha.”
A programação municipal se estenderá nos dias 16 e 28 com a realização de seminário e bate-papo.

AJUDA
A orientação do município é para que o cidadão que precisa de ajuda busque atendimento em uma das unidades de saúde mais próxima de casa. Os profissionais estão preparados para o atendimento e, posteriormente, encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Também há o número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV).

FOTO: Divulgação/Pixabay

Olá Jornal