Entidades sindicais antecipam agendas para negociações coletivas dos trabalhadores nas indústrias do fumo

Olá Jornal
setembro10/ 2022

A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) deram a largada para o início das negociações coletivas do ano de 2022. Em uma agenda com os demais sindicatos filiados à federação, realizada em Florianópolis, Santa Catarina, o grupo de trabalho, formado com os demais sindicatos filiados à Fentifumo, já indicou as datas para se iniciar a negociação com as empresas cujas datas-base são novembro e dezembro.

Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, a ideia é antecipar o agendamento das primeiras reuniões com as empresas, cuja convenção coletiva tem data-base para os meses de novembro de dezembro deste ano. “Sugerimos datas para dar o início a essas negociações, que deverão ocorrer nos próximos meses”, comenta.

A primeira data-base, em novembro deste ano, refere-se à convenção dos colaboradores da BAT Brasil (ex-Souza Cruz) e JTI. Já a convenção que precisa ocorrer em dezembro é destinada aos da Alliance One, Premium, ACT, Universal Leaf Tabacos e as demais empresas da região, exceto a Philip Morris Brasil, que tem a data-base em janeiro. “Agora, estamos no aguardo das respostas das empresas, para que, de fato, seja marcada a primeira reunião de negociação dos reajustes deste ano. Isso traz uma tranquilidade para o trabalhador e para toda a cadeia, no sentido de anteciparmos esse planejamento e organização para as agendas do ano”, observa.

Baptista Júnior, que também preside o Stifa, destaca que, dentro da visão do novo sindicato, há uma preocupação quanto ao planejamento e a organização desses eventos, que são decisivos para os trabalhadores no que se refere às reposições e eventuais ganhos salariais para este ano. “Nesta nova gestão, que visa à organização e planejamento, realizamos esses contatos já com antecedência, muito também por conta do cenário político e econômico que se configura. Por isso, também já antecipamos essa conversa para garantir as datas de negociação para 2022”, adianta.

A Fentifumo e os demais sindicatos aguardam, agora, o agendamento das empresas. Quando essas reuniões forem definidas, se dará início ao processo. Após o encontro com as empresas, serão realizadas, então, as assembleias com os trabalhadores nas indústrias. Só depois é formada a mesa de negociação com a proposta da categoria e a oferta da indústria. “Buscamos nos antecipar, pois as agendas passam muito rápido. Organizar esse processo faz parte da nossa visão de gestão, com foco no resultado e eficiência”, pondera o presidente.

Além do Stifa e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires (Sitifumo), participaram do encontro representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí – Rio do Sul – Santa Catarina, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de SC – Araranguá Santa Catarina, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Rio Negro – Rio Negro – Paraná e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais.

CRÉDITO: AI Fentifumo

Olá Jornal