Fim de semana para se conectar às programações da 23ª Feira do Livro

Olá Jornal
setembro10/ 2022

O sábado e domingo são voltados ao mundo da literatura em Venâncio Aires. Neste 10 e 11 de setembro são os últimos dias da programação da 23ª Feira do Livro, com o tema: Ler Conecta. O evento oportuniza além da compra de livros, atividades culturais, oficinas e shows musicais. Todas as atividades estão concentradas no Parque Municipal do Chimarrão e a organização espera atrair mais de 20 mil pessoas ao longo da edição de 2022.

Neste ano, a feira presta a sua homenagem aos escritores de Venâncio Aires. Mais de 80 nomes se tornaram patronos e estarão em diversas oportunidades circulando pelo evento, com oficinas e programações culturais.

A Feira é organizada pelo Sesc, Prefeitura de Venâncio Aires e Conselho Municipal de Cultura e Esportes. Em paralelo nesta quinta e sexta-feira foram realizadas a 11ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) e a 1ª Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires.

Durante a abertura da programação, na quinta-feira, a gerente do Sesc, Diane Lacerda Araujo, destacou o tema da feira, fomentando a conexão entre as pessoas. “Vamos nos conectar com a feira. Com a literatura, música e artes. A comissão organizadora é formada por pessoas guerreiras, que se envolvem na realização de uma das principais feiras literárias do Rio Grande do Sul.”

O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) enalteceu a importância da Feira e os investimentos na educação, para garantir o desenvolvimento social. Além disso, lembrou da homenagem aos escritores venâncio-airenses, que foram certificados como patronos da edição de 2022. “Homenageando os escritores venâncio-aires e, toda a comunidade se sente um pouco patrona da feira.”

Escritores de Venâncio receberam certificados de patronos da 23ª Feira do Livro

INVESTIMENTOS
Representando os escritores homenageados, Dan Poletti destacou a necessidade de manter investimentos públicos para estimular novos escritores no município. “Que ao longo do ano os escritores possam ser valorizados. Que possam existir políticas públicas para incentivar os escritores locais. Ao longo do ano podem acontecer formas de estímulo aos escritores do município. Precisamos de um centro de cultura, para receber atividades, ficamos órfãos ao longo do ano para atividades culturais. Neste ano saímos fortalecidos e para o próximo ano teremos mais força para ajudar na organização.”

FEIRA
Com apoio da Unisc, da empresa Condusvale e da Madeireira Haas, a Feira do Livro de Venâncio Aires conta com a exposição de oito livrarias que estão comercializando títulos diversos, sendo elas: Kadernu’s, Ponta do Lápis, JLB Livros, Escritores de Venâncio Aires, Livraria Castelo, RL Comércio de Livros, Editora Coralina, Noble Book.

As bancas estão instaladas no ginásio de exposições do Parque do Chimarrão, no entanto, ao longo da feira, diversas atividades vão acontecer também junto ao Espaço Chimarródromo Arnildo Bento da Silva.

PROGRAMAÇÃO FIM DE SEMANA

10/09 – Sábado
10h – Visitação às livrarias
10h – Contação – Roger Castro
10h – Lançamento do livro e bate-papo – Lívia Castagnino Rosa
11h – Bate-papo com os escritores da Editora Coralina
13h30 – Lançamento de livro e bate-papo – Rosmeri Menzel
14h30 – Oficina Literária – Dan Poletti
14h30 – Lançamento de livro – Daniela Kaufmann Seady
15h – Aventuras na Biblioteca – Cia. Garagem de Teatro
15h30 – Sarau escritores V.A
16h30 – Apresentação Pontinha dos Pés
16h30 – Lançamento de livro e bate-papo com o escritor Jair Luiz Pereira
18h – Recital – Ed. Vírtua
19h30 – Banda Rock de Galpão

11/09 – Domingo
10 h – Visitação às livrarias
14h – Lançamento de livro e bate-papo – Dan Poletti
14h30 – Show de mágica
15h – Bate-papo escritores V.A
16h30 – Bate-papo – Elaine Uhlmann
16h30 – Apresentação do Grupo do Grupo infantil de dança Açorianas Resgatando nossas raízes
17h30 – Banda Geração 80
19h – Encerramento da Feira do Livro

Olá Jornal