Rota alternativa busca melhorar trânsito no acesso ao Parque da Expoagro Afubra

Olá Jornal
março18/ 2023

Diversas medidas foram tomadas para que os visitantes tenham tranquilidade para chegar ao Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS), e para que tenham mais comodidade de estacionamento. Historicamente, o crescimento do público visitante implicou na necessidade de obras para evitar os congestionamentos da BR-471 nos dias de feira. A principal delas foi o trevo de acesso construído seguindo as exigências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ao custo de R$ 2 milhões custeados pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Porém, o público recorde de 180 mil visitantes em 2022 apontou para a necessidade de mais intervenções e um novo estudo levou à implementação de diversas melhorias. Uma delas foi o alargamento da BR-471 na saída de pista. E outra alteração significativa foi a criação de um acesso alternativo, pois agora é possível chegar à Expoagro Afubra pelos fundos do Parque de Exposições (lado leste), realizando o trajeto pela Estrada Velha, que já foi a principal via de ligação entra Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

Estão sendo providenciadas sinalizações nos acessos para que os condutores possam tomar as decisões sobre o melhor trajeto e chegar mais rapidamente à exposição. Para chegar na entrada alternativa, quem trafega no sentido Santa Cruz do Sul – Rio Pardo, deve dobrar à esquerda no km 152 da BR-471 (haverá placa indicativa). Após 2,7 quilômetros de asfalto, é preciso dobrar à direita acessando a estrada de chão batido e andar 8,4 km até chegar ao portão de acesso. Já quem segue pela BR-471 no sentido Rio Pardo – Santa Cruz do Sul deve dobrar à direita no km 163 (também terá placa de orientação), andar 900 metros de asfalto e dobrar à esquerda, onde, após 2,3 km de estada de chão fica a guarita da Estrada Velha. (VEJA O MAPA).

DENTRO DO PARQUE

As vias internas receberam diversas melhorias como alargamento para agilizar o fluxo de veículos e houve ampliação na área de estacionamento. Assim, para a 21ª Expoagro Afubra, foram dobradas as vagas de estacionamento, que é gratuito. E 70 pessoas estarão envolvidas na orientação dos visitantes para evitar congestionamentos dentro e, por consequência, fora do parque. Conforme Lindolfo Kuehne, coordenador de Estacionamento, a partir do portão da BR-471 são três ruas de acesso ao estacionamento, que é dividido em três setores para facilitar o fluxo. “São três vias que podem ser acessadas ao mesmo tempo para evitar ao máximo o congestionamento da BR-471”, resume Kuehne. “Toda a orientação e controle interno do tráfego é pensada para melhorar e agilizar o fluxo de veículos”, explica.

SE POSSÍVEL, EVITE HORÁRIOS DE PICO

A avaliação de edições anteriores mostra que o fluxo maior de veículos na rodovia durante a feira é no sentido Santa Cruz do Sul – Rincão Del Rey e os horários de pico vão das 9 às 11 horas e nas primeiras horas da tarde. Mesmo com as melhorias, ainda poderão ocorrer congestionamentos e, por isso, é importante, se possível, evitar esses horários.

ÁREA NORTE

Outra medida adotada é o uso do estacionamento da Unidade de Grãos, no lado norte do parque, que é menor e, por isso, será destinado, exclusivamente, a expositores da área próxima. Para chegar a esse terceiro acesso, o expositor que partir de Santa Cruz deve pegar à esquerda no km 152 da BR-471 (Estrada Velha). Após os 2,7 km de asfalto, deve dobrar à direita acessando a Estrada Velha, andar 7,5 km, dobrar à direita (na Linha Tamanca) e andar mais 600 metros (VEJA NO MAPA). Outra opção é seguir pela BR-471 e fazer o retorno no trevo de acesso em frete ao parque e dobrar à direita e andar por 300 metros. E quem parte de Rio Pardo deve passar na frente do parque pela BR-471, dobrar à direita (na Linha Tamanca) e andar 300 metros.

Olá Jornal