Promover a participação feminina é celebrar a diversidade

Olá Jornal
junho06/ 2023

Por Deise Ziebell, Gerente de Assuntos Corporativos na Alliance One Brasil

A igualdade de gênero e a diversidade são fundamentais para a construção de uma sociedade e de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e próspero. Na Alliance One, reconhecemos a importância da participação feminina na gestão dos nossos processos e negócios, e temos estimulado ativamente essa presença ao longo dos anos.

Por acreditar que a diversidade de gênero traz uma ampla gama de perspectivas e experiências que enriquecem os ambientes de trabalho e impulsionam a inovação, ratificamos o nosso compromisso em criar oportunidades para que as mulheres ocupem cargos de liderança e possam contribuir de forma significativa em todas as áreas da nossa organização.

A participação feminina na gestão não deve se limitar a uma mera questão de representatividade. Valorizar as habilidades das mulheres e reconhecer que elas desempenham um papel fundamental na hora de impulsionar o crescimento e o sucesso já é crucial para as empresas. Por meio de programas de desenvolvimento de liderança e mentoring, pode-se buscar a capacitação das mulheres, proporcionando-lhes as ferramentas e o apoio necessário para que alcancem seus objetivos profissionais. Assim, garante-se que a diversidade esteja no cerne dos assuntos corporativos.

Recentemente, a Alliance One International (da qual a AOB é subsidiária) sediou um evento de lideranças globais de assuntos corporativos no Malawi, do qual participei. Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para reunir profissionais de diferentes regiões e operações do planeta, a fim de compartilhar experiências, discutir desafios e fortalecer laços de colaboração.

Em um mundo em constante transformação, é essencial que as empresas estejam cientes das adversidades enfrentadas em diferentes contextos, e que estejam dispostas a aprender e se adaptar. Acreditamos que, ao estabelecer uma rede global de líderes de assuntos corporativos, podemos enxergar além das fronteiras geográficas e culturais, identificando as melhores práticas e impulsionando a evolução dos negócios. Por isso, vejo que o período vivido no Malawi serviu como um marco significativo em nossa jornada para construir uma empresa cada vez mais inclusiva e diversa.

De volta para casa, eu trouxe fortalecida a crença de que, ao promover a participação feminina na gestão e celebrar a diversidade em assuntos corporativos, estamos assegurando a nossa capacidade de inovar, tomar decisões informadas e enfrentar os desafios que o futuro nos reserva.

Firmar um compromisso com o aprimoramento das práticas ESG, criando oportunidades para todos os colaboradores e buscando a excelência em cada aspecto dos negócios é sinônimo de seguir promovendo a participação feminina na gestão e cultivando uma cultura de diversidade, igualdade e inclusão em todos os aspectos das operações das empresas, uma vez que deveriam representar seus pilares essenciais. Por aqui, posso afirmar que estamos e nos manteremos sempre comprometidos em construir um amanhã mais brilhante para os negócios, os colaboradores e as comunidades em que atuamos.

Na estrutura de Assuntos Corporativos da Alliance One Brasil — abrangendo a parte regulatória, de sustentabilidade e de comunicações —, reconhecemos que cada uma dessas áreas desempenha uma função elementar na busca pelo sucesso em âmbito global. No entanto, entendemos que, apesar de suas diferenças, elas compartilham pontos em comum que devem ser abordados de forma integrada e colaborativa. A parte regulatória assegura que as operações estejam em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis, garantindo um ambiente operacional ético e legal.

A sustentabilidade permite atuar de forma responsável, levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos de nossas atividades. Já as comunicações permitem estabelecer uma interface transparente e eficaz com os stakeholders, construindo relacionamentos sólidos e duradouros.

CRÉDITO: AI AOB

Olá Jornal