Paciente toca ukulelê durante cirurgia cerebral no Hospital Bruno Born de Lajeado

Olá Jornal
agosto18/ 2023

Um procedimento entrou para a história do Hospital Bruno Born (HBB) na tarde desta quinta-feira, 17: a cirurgia cerebral de um paciente de 28 anos que, acordado durante o procedimento, tocou ukulele – um instrumento musical de origem havaiana, semelhante a um cavaquinho.

Procedimento cirúrgico foi realizado na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto

O procedimento inédito na casa de saúde foi realizado pelo neurocirurgião Isaac Bertuol e equipe – os doutores Carlo Domênico Marrone (neurologista e neurofisiologista), Fabiano Ruoso (neurocirurgião) e Brás Antônio Finamor (anestesista) – e durou seis horas horas. Após a cirurgia, considerada um sucesso pelo profissional, o paciente foi internado na UTI, onde se recupera.

Conforme Bertuol, definiu-se pelo procedimento de ressecção com o paciente acordado em virtude de a lesão encontrar-se em uma área eloquente do cérebro. “Durante o transoperatório pudemos observar se atingíamos ou não a área de fala e compreensão. Ele tocava o instrumento para que pudéssemos acompanhar os movimentos e sua compreensão sobre a cirurgia. Fizemos perguntas sobre o trabalho dele, sobre sua rotina, durante o procedimento.”

Imagens cedidas pelo HBB

Cirurgias do tipo já haviam sido realizadas no HBB, mas sem paciente tocando instrumento musical. “Em situações do tipo, avaliamos as condições de abordagem e áreas eloquentes, minimizando riscos e possíveis sequelas”, diz o especialista.

CRÉDITO: AI HBB

Fotos e vídeos: Cláudia Arend / HBB

Olá Jornal