Obras e investimentos na RSC-287 pautam audiência na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira 

Olá Jornal
setembro27/ 2023

A Subcomissão para tratar do projeto, da fiscalização e prazos da concessão da RSC-287, realizou audiência pública na tarde desta quarta-feira, 27. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa, é presidido pela relatora da subcomissão, a deputada estadual Kelly Moraes (PL).

Além de autoridades estaduais e municipais, participaram da reunião a direção da empresa Rota de Santa Maria, Secretaria Estadual de Parcerias e Agergs. De Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), os vereadores Sandra Wagner (PSB), Eligio Weschenfelder (PSB) e Ezequiel Stahl (PTB), participaram da audiência. Entre as pautas prioritárias dos participantes, as obras de duplicação, investimentos futuros e cronograma de melhorias.

O deputado estadual Airton Artus (PDT) solicitou para a empresa melhor cronograma de ações de reparos com pontos de “Pare e Siga”. “Precisamos um cronograma mais amplo para as obras de duplicação. Se o sistema pare e siga for em trajetos longos, ficará inviável transitar pela rodovia.”

A construção de pontes secas em Venâncio Aires, na região de Vila Mariante, foi abordada pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o vereador Ezequiel Stahl (PTB). “Pontes secas, é um pleito da comunidade. Este espaço para drenagem, e estamos levantando essa demanda para a Sacyr,” destacou Stahl.

PROJETOS
Com o traçado da duplicação já definido a Concessionária Rota de Santa Maria prevê até agosto do próximo ano a conclusão dos primeiros trechos de duplicações. O diretor geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato destacou que as demandas apresentadas pelas prefeituras são avaliadas.

“Nestes dois primeiros anos de concessão foram investidos R$ 352 milhões na rodovia. Temos mais de 50 km de estrutura nova e 80% da revitalização do sistema de drenagem. A duplicação inicia
em 4,11 km de duplicações, com conclusão até agosto de 2024. Estes primeiros trechos contemplam obras nas áreas urbanas de Santa Cruz do Sul e Tabaí,” explica.

A subcomissão irá elaborar um relatório final das audiências, e novos encontros podem ser realizados nas regiões abrangidas pela RSC-287.

Olá Jornal