Comissão de Agricultura vota relatório final da Subcomissão do Tabaco nesta quinta-feira

Olá Jornal
setembro27/ 2023

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul se prepara para votar o relatório final da Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e Acompanhamento da COP-10 nesta quinta-feira (28). A proposta, relatada pelo deputado Marcus Vinícius (PP), foi apresentada durante a 46ª Expointer, realizada em Esteio. Ao longo dos últimos três meses, a subcomissão realizou uma série de reuniões em seis municípios gaúchos para elaborar um documento que será encaminhado ao Governo Federal.

O relatório delineia preocupações e demandas vitais para o setor do tabaco. O primeiro ponto do relatório propõe a criação de um grupo de trabalho que incluiria representantes de agricultores, empresas, governos estaduais e municipais. Este grupo teria a responsabilidade de colaborar na elaboração do posicionamento brasileiro a ser apresentado na Conferência das Partes (COP 10), agendada para novembro no Panamá.

Coordenador e relator da subcomissão, o parlamentar destacou o comprometimento da equipe em ouvir atentamente as vozes do setor ao longo das reuniões. Ele enfatizou a importância de dar voz àqueles que historicamente não tiveram a oportunidade de se manifestar em edições anteriores. “A COP não é um ambiente democrático. É criada por ONGs antitabagistas e países que não produzem tabaco, os quais condenam as atividades agrícolas das regiões produtoras. Esperamos que haja discussões e um contraponto, pois há um grande desconhecimento sobre o setor. Queremos que o Brasil compreenda a relevância da fumicultura”, afirmou Marcus Vinícius.

CRÉDITO: AI ALRS

Olá Jornal