Nova plataforma do governo gaúcho aponta oito imóveis do Estado em Venâncio Aires sem destinação e poderão ser vendidos

Olá Jornal
maio03/ 2023

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira, 02, plataforma para consulta pública dos imóveis públicos do Estado. Atualmente o patrimônio conta com 12.647 propriedades espalhadas pelo território gaúcho. O acervo inclui escolas, presídios, sedes de órgãos públicos, ginásios, parques e postos de saúde, por exemplo. Em Venâncio Aires são 59 imóveis no total. Destes, 31 na zona urbana e outros 28 na área rural. Atualmente, 51 estão sendo utilizados ou tiveram destinação. Oito estão sem ocupação ou uso, sendo sete terrenos ou áreas de terras.

Apenas o prédio da antiga Caixa RS, na rua Osvaldo Aranha, número 1004, aparece como edificação. O imóvel está localizado na esquina com a rua Barão do Triunfo. O local foi cedido ao Município, que utiliza a área para programas municipais, e até o ano passado contava com o atendimento da agência local do Sine. No segundo pavimento, está localizado o escritório local da Emater. A área do terreno possui 481,17 metros quadrados, sendo que o espaço total da edificação é de 1.189,39 metros quadrados.

Os terrenos estão localizados, Linha Marechal Floriano (40 mil m² e 715 m²); dois em Estância Mariante (17,4 mil m² e 57,1 mil m²); e na área urbana, na rua Gastão Guedes, no bairro Coronel Brito (15,1 mil); rua José Duarte de Macedo, bairro Coronel Brito (286,5 m²); e a rua Bepe Guimarães, Estância Mariante (6,4 mil m²).

Atualmente no Rio Grande do Sul, 3.253 propriedades estão sem destinação atualmente. Significa que 25,7% das construções e terrenos sob gestão de executivo estadual estão sem uso ou desocupados. A plataforma de acompanhamento dos imóveis públicos estaduais, além de mostrar os imóveis destinados (com uso) e não destinados (sem uso), o painel do governo do Estado mostra que 8.277 propriedades estão em zonas urbanas dos municípios, enquanto 4.370 estão nas zonas rurais. A plataforma permite pesquisar o município, o bairro/distrito e o tipo de ocupação. Além disso, o mapa aponta que 331 imóveis estão em processo de alienação, com autorização para venda já concedida.

Com informações GZH

Olá Jornal