Energia solar vai abastecer todos os órgãos públicos de Mato Leitão

Olá Jornal
maio03/ 2023

Além de uma sede própria, pela primeira vez na história de Mato Leitão, o Centro Administrativo (em construção) dará continuidade na proposta do governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha) em gerar e abastecer de energia todos os órgãos públicos.

O sistema de geração fotovoltaico (energia solar) integra o projeto de construção do Centro Administrativo, que começou no final de 2021, com previsão de conclusão nos próximos meses. A energia será gerada por 104 placas de 550w e um inversor de 75kw instaladas no prédio (geração estimada de 6500kw média/mês), incluindo ainda uma subestação para atender todo o sistema.

“Além da questão econômica, tem o fator ambiental. Vamos gerar toda a energia consumida nos órgãos públicos em Mato Leitão. Estamos no caminho de um município autossustentável na geração de energia”, disse Carlos Bohn. A usina solar contribui para a preservação do meio ambiente, fonte de energia limpa e renovável. O prefeito destaca ainda que a subestação do Centro Administrativo irá atender futuros projetos da Prefeitura, previstos nas proximidades: áreas de lazer, esportes e turismo. “O sistema já está instalado e a geração começa em breve. Estamos no aguardado de alguns ajustes com a concessionária de energia”, completou.

Essa é a segunda etapa do projeto envolvendo energia solar. No final de 2020, a Administração investiu mais de R$ 267 mil num sistema que atende atualmente as escolas Vó Olga (infantil), Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua (fundamental) e ginásio de esportes Tonhão, na Vila Santo Antônio.

PRÉDIOS PÚBLICOS

Além do Centro Administrativo, a usina abastecerá outros sete prédios públicos: Secretarias de Obras, Viação e Trânsito; Secretaria da Educação, Cultura e Desporto; Secretaria da Assistência Social, Habitação e Cidadania; quadra esportiva Loteamento Amizade; sede da Brigada Militar; Parque Municipal das Orquídeas e pórtico nas proximidades da RSC-453.

Outro projeto, terceira etapa, vai garantir o abastecimento na Secretaria Municipal da Saúde onde também funciona a UBSs Central e UBS Santo Antônio, parceria com a Concessionária RGE.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal