Queda da inflação deve aquecer vendas do Dia Das Mães na região

Olá Jornal
maio03/ 2023

O índice de confiança do comércio registrou uma elevação durante o mês de abril. O índice, medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) é considerado um “termômetro” de vendas e é reflexo da redução no índice de inflação medido no último mês. A expectativa é que esta redução impacte de forma positiva nas vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante no calendário anual do varejo.

O fechamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,65% em abril, 0,10% abaixo da meta do Banco Central para o mês revigorou a confiança do comércio no mês de maio, período em que é comemorado o Dia das Mães, data esperada pelo varejo. A projeção feita em nível nacional dá novo ânimo ao lojista que espera uma boa venda com a data. O indicador – confiança – atingiu o maior nível desde novembro do ano passado.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, os fatores inflação mais baixa e confiança em alta serão os elementos para alavancar as vendas neste momento. “Estamos falando da segunda data mais importante do ano. Para alguns ramos de comércio, é a principal época. Este movimento favorável da economia – mesmo que discreto – com a redução do IPCA mostra que deveremos ter boas vendas no período”, projeta o dirigente.

A avaliação positiva do presidente do Sindilojas-VRP é confirmada pelo economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Oscar Frank. “Mesmo com as dificuldades existentes, como juros altos e inadimplência, as pessoas estão dispostas a presentear na data, por conta da questão afetiva que o Dia das Mães traz”, avalia Frank, ao deixar como dica para o varejo a oferta de produtos de valor mais baixo e condições especiais de pagamento.

O presidente do Sindilojas-VRP salienta para a importância do treinamento das equipes e o uso de ferramentas alternativas de venda, como os canais digitais. “A vitrine da loja é também virtual, quem ainda não usa estas diferentes plataformas e próprio WhatsApp para venda precisa entrar neste segmento logo. É preciso também esta atento ao comportamento do cliente no balcão. Por isso, torna-se importante preparar os colaboradores para a finalização da venda”, recomenda.

CRÉDITO: NASCIMENTO MKT/AI Sindilojas/VRP

Olá Jornal