Meteorologia alerta para chuva forte, granizo e vento no Estado

Olá Jornal
setembro07/ 2023

Em boletim divulgado nesta quinta-feira, 07, a Sala de Situação do governo do Estado, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), mantém o alerta meteorológico para chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul, além de risco de vento forte e queda de granizo em alguns pontos.

A previsão do tempo, realizada pela equipe de meteorologistas, aponta que as instabilidades se espalham por todas as regiões ao longo do dia devido à aproximação e posterior avanço de uma frente fria.

A meteorologista Vanessa Gehm explica que uma área de baixa pressão atmosférica aliada ao fluxo de umidade da Amazônia está favorecendo as instabilidades na metade Sul do Estado, que devem aumentar. “A partir da tarde, uma frente fria avança pela fronteira com o Uruguai e reforçará as instabilidades nessas regiões, se espalhando para as demais áreas da metade Norte entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira”, afirma.

Alerta de temporais

O alerta divulgado pela Defesa Civil aponta para o risco de tempo severo com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento nas áreas da metade Sul, Noroeste, Norte, Centro e Leste nesta quinta-feira (7/9). Nessas regiões, os volumes de chuva devem variar entre 50 e 75 mm/dia, podendo chegar aos 120 mm/dia no Sul e em parte da Campanha. Não se descartam temporais na Região dos Vales.

Ao final da tarde desta quinta o alerta deve ser renovado.

Previsão do tempo para os próximos dias

  • Sexta-feira

Na madrugada de sexta-feira (8/9), as instabilidades seguem intensas e com risco de temporais pontuais sobre as regiões Norte, Nordeste, Vales e Leste, ainda por conta do avanço da frente fria. Os acumulados nessas áreas ficam em torno dos 40 e 60 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 75 mm/dia nos Vales e no Leste. Ao longo do dia, o tempo volta a ficar estável – mas, a partir da noite, as chuvas retornam em parte do Estado.

  • Sábado

O sábado (9/9) começa com tempo instável, porém, gradualmente o sol entre nuvens volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul.

A tendência é que os temporais e as chuvas intensas retornem à metade Sul na segunda-feira (11/9).

Receba os alertas da Defesa Civil

É importante que a população das regiões citadas se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso, basta enviar, por SMS, o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro e, a partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos.

Também é possível realizar o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por este link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens.

Quaisquer atualizações sobre as previsões serão comunicadas pela Defesa Civil do Estado, juntamente à Sala de Situação, no site do órgão e em suas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter).

CRÉDITO: AI Gov. RS

Olá Jornal