Mato Leitão confirma mais um caso de dengue

Olá Jornal
maio31/ 2023

Na manhã desta terça-feira, dia 30, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou mais um caso positivo de Dengue em Mato Leitão. Trata-se de uma mulher de 39 anos, residente na área central.

Ela apresentou febre e fortes dores de cabeça e nas costas. O seu estado de saúde é considerado bem. O segundo caso positivo neste mês também é considerado como ‘importado’, contraído em outro município. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Mato Leitão é considerado neste momento como município ‘infectado’.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta segunda-feira (29) mais três mortes por dengue no Rio Grande do Sul. O total em 2023 chega agora a 39 óbitos.

As autoridades reforçam a importância para que população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

PREVENÇÃO

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti (o mosquito transmissor da doença): limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada; uso de repelente para maior proteção individual.

SINTOMAS

– febre alta (39 a 40°C), com duração de dois a sete dias,
– dor atrás dos olhos
– dor de cabeça
– dor no corpo
– dor nas articulações
– mal-estar geral
– náusea,
– vômito
– diarreia
– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal