Instalada a Frente Parlamentar da formação de mão de obra na área de tecnologia e implantação do 5G

Olá Jornal
maio31/ 2023

A Frente Parlamentar da formação de mão de obra na área de tecnologia e implantação do 5G foi instalada na manhã desta quarta-feira, 31, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A Frente será presidida pelo deputado Airton Artus (PDT), e tem o objetivo de inserir o parlamento gaúcho em debates que visam analisar e propor mecanismos de formação de profissionais no estado.

Em sua fala, Artus afirmou que a tecnologia de informação pode ser um atalho para recuperar o histórico atraso de desenvolvimento no Brasil. Entretanto, segundo o deputado, os governos municipais não estão preparados para receber inovações como o 5G. Por essa razão, a Frente Parlamentar vai atuar auxiliando os municípios a implantarem essa tecnologia nas suas cidades.

O parlamentar destacou que a Frente tem dois pilares: implementar a legislação de 5G no estado e formar mão de obra qualificada. No segundo item, Artus explicou que a ideia é fazer um trabalho conjunto com a educação, incentivando, desde os anos iniciais da escola, o interesse pela tecnologia visando o surgimento de novos talentos. “Nós estamos projetando ali adiante a escola em tempo integral 5G com os nossos alunos aprendendo e assimilando muito mais na área da tecnologia”. O deputado observa grande potencial no trabalho desenvolvido na TecnoPUC e TecnoSinos, mas considera importante expandir a atividade para além das universidades.

Airton Artus destacou que a intenção da Frente é levar esse debate para as prefeituras, universidades e empresas e, com o trabalho conjunto entre todos, auxiliar na implantação de novas tecnologias e inovação no Rio Grande do Sul.

Manifestações

Também se manifestaram o professor Helton Gonçalves, criador da Universidade CraftSapiens; o estudante Guilherme Gandara; Paulo Burmann, diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação; Rafael Ayub, secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e o deputado Rafael Braga (MDB).

Presenças

Estiveram presentes Gerson Moacir, representante do Tribunal de Justiça do RS; Andre Roncatto, vice-presidente da Fecomércio; Jarbas da Rosa, prefeito de Venâncio Aires; Sidnei Luís Vieira, secretário de obras de Venâncio Aires; Daiana Nervo, coordenadora de comunicação e Marketing de Venâncio Aires; Paulo Burmann, diretor-geral da Secretaria de Educação do Estado; Marcio Martini, representante da operadora Claro; Leonardo Rocha, representante da Fiergs; Cleber Rodrigo Affanio, diretor de relações institucionais da operadora TIM; Laiana Souza, gerente das relações institucionais da VIVO região sul; Roberto Tenedini, representante da Sindióptica; Cláudio Garcez, representante do Sindimetal de São Leopoldo; Carolina Soares e André Capelão representantes do IFSul campus Sapucaia do Sul; Marcela Eggers, presidente da Câmara Municipal de Mato Leitão; Gustavo Maldaner, vereador de Mato Leitão; Vinicius da Rosa, vereador de Passo do Sobrado; Fernanda Makvitz, assessora institucional do CREF2/RS; Thiago Medeiros, representante do CREF4/SP; representantes dos deputados Gerson Burmann (PDT), Marcus Vinicius (PP) e Miguel Rossetto (PT).

CRÉDITO: AI ALRS

Olá Jornal