Sicredi Vale do Rio Pardo estabelece parceria para apoio à produção de ervilhas na região

Olá Jornal
maio31/ 2023

Com o propósito de apoiar a produção de ervilhas na região, a Sicredi Vale do Rio Pardo está promovendo o Projeto Cooperando com a Diversificação – Implantação de Unidades de Observação da Cultura da Ervilha. O primeiro passo da iniciativa foi realizado na última sexta-feira, 26, quando a Sicredi entregou 10 quilos de ervilha da variedade Max 40 para cinco cooperativas de agricultura familiar da região. Cada cooperativa recebeu dois quilos e pode distribuir para duas famílias, sendo um quilo para cada.

O projeto, que está sendo realizado em parceria com a Unidade de Cooperativismo Emater/Ascar RS, tem como objetivo a geração de novas oportunidades de renda para a agricultura familiar e a produção de alimentos de alto valor nutricional para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e mercados convencionais.

Conforme o analista de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, Jeferson Klunk, a ação busca fornecer novas possibilidades para a economia local. “O objetivo é fazermos um experimento para conhecer uma cultura nova e apoiar os produtores a inovarem nas feiras. A tendência é que a gente consiga multiplicar a produção por meio do trabalho conjunto”, comenta.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, reitera que a ação faz parte do projeto da cooperativa para apoiar a produção de alimentos e a diversificação de culturas e oportunidades para os agricultores. “É mais uma opção deles agregarem renda, pois para nós é muito importante estar ao lado das cooperativas e dos produtores”, destaca.

Consultoria técnica

Participam do projeto a Cooperativa Ecovale (Santa Cruz do Sul), Coopervec (Vera Cruz), Coopersanta (Santa Cruz do Sul), Copasvale (Passo do Sobrado) e Cooprova (Venâncio Aires). Além de receberem as sementes, elas irão contar com orientações técnicas da Emater para a implantação da cultura, beneficiamento e comercialização. Além disso, os produtores receberão visitas técnicas de observação e avaliação de resultados.

Conforme o engenheiro Agrônomo da Emater, Edson Paulo Mohr, a variedade de ervilha MAX 40 é uma boa opção de diversificação no inverno, podendo ser sucedida por culturas de verão como milho, tabaco, aipim e batata. A colheita das vagens é executada em uma operação, seguido da debulha e congelamento e as folhas e ramas podem ser utilizadas para alimentação animal. “O que nós queremos é diversificar a agricultura da nossa região como fonte de renda e também para proporcionar um alimento mais diferenciado para os agricultores e até para a alimentação escolar, pois muitas destas cooperativas fornecem alimentos para as escolas”, explica.

CRÉDITO: AI Sicredi/VRP

Olá Jornal