Julho Amarelo intensifica testagem de hepatites virais em unidades de saúde

Olá Jornal
julho21/ 2023

Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Venâncio Aires, 24 unidades de saúde, na cidade e no interior, oferecem testes para o agente infeccioso, sem custos para a população. O principal incentivo é para que os cidadãos que nunca passaram pela testagem busquem investigar sobre o assunto, principalmente para quem possui mais de 40 anos. “Estas pessoas são daquela época que não existia controle de banco de sangue”, ressalta a coordenadora do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas de Venâncio Aires (Cadi), Solange Sehn.

Nos últimos quatro anos, Venâncio Aires teve cerca de 66 casos positivos, sendo 25 em 2020, 22 em 2021, 13 em 2022 e apenas seis neste ano, segundo dados do Cadi. Diante disso, Solange afirma que o principal objetivo no município é testar o maior número de pessoas possível. “Não tem grupo prioritário, a gente quer testar 90% da população. Temos uma meta até 2030 de ter controle de quantos casos existem, tanto para terem acesso à cura quanto para que não ocorra a transmissão.”

As hepatites virais são um grave problema que atinge o Brasil e o mundo. Tais infecções costumam ser silenciosas inicialmente atingindo o fígado e gerando alterações no corpo humano. A enfermidade pode ser transmitida de inúmeras formas, dentre elas o abuso de bebidas alcoólicas, uso de drogas e medicamentos, falta de saneamento básico, além do contato sexual sem o uso de preservativos.

Solange lembra ainda da importância do tratamento para quem está positivado para o patógeno. “Hoje ele é rápido, seguro e eficaz, com uma taxa alta de cura, sendo todo esse processo gratuito pelo SUS.” Mais informações podem ser obtidas através do número (51) 2183-0774.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal