Familiares participam da sessão da Câmara e pedem mais segurança nas escolas municipais 

Olá Jornal
abril10/ 2023

Os fatos recentes de violência em escolas, e divulgação de informações falsas em redes sociais, mobilizaram familiares de Venâncio Aires. Pais e responsáveis por alunos acompanharam a sessão da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, 10. O grupo cobra medidas de segurança nas escolas do município. 

Representantes de familiares ocuparam a tribuna livre da sessão desta segunda-feira, 10 de abril

Ocuparam a tribuna livre na reunião ordinária em nome de mais de 500 familiares que formam o grupo, o profissional de transportes, Claudemir Bittencourt, e os pais de alunos, Juliana Oliveira da Luz e Luciano Silva. Na manifestação, solicitaram melhorias na segurança dos educandários do município, após os acontecimentos em cidades de Santa Catarina e São Paulo.”São mais de 500 pessoas no grupo de Whatsapp, e queremos unir forças para discutir mais segurança nas escolas,” destacou Silva. 

Bittencourt, que atua no transporte de estudantes, convidou os vereadores a visitarem as escolas, e juntos criar um plano de segurança na rede de educação. “Estamos aqui para unir forças. Vamos visitar as escolas e criar um protocolo de segurança. É preciso olhar com carinho essa situação.”

Já Juliana cobrou medidas efetivas para melhorar as ações de segurança nas escolas. “Queremos uma solução, que tenha guardas nas escolas. O grupo cresceu e não vamos parar por aqui.”

Pais de estudantes acompanharam a sessão desta segunda-feira

PROPOSTAS

Os vereadores acompanharam a manifestação dos representantes dos familiares e encaminharam sugestões de medidas. Entre as propostas, Ezequiel Stahl (PTB) sugeriu aplicar as sobras orçamentárias do Legislativo Municipal deste ano para aplicar em serviços de segurança no município. 

André Kaufmann (PTB) propôs a realização de uma audiência pública para discutir com a comunidade medidas que possam colaborar com as medidas de segurança. 

Diego Wolschick (PTB) protocolou indicações ao Executivo propondo ações de auxílio nas ações. Uma das propostas busca implantar o botão de pânico na rede municipal.  Ou indicação propõe a  obrigatoriedade do fechamento de portões em horário letivo das Escolas Municipais e que também se torne obrigatória a permanência efetiva e fixa de pelo menos um segurança em cada unidade escolar pública municipal durante seu funcionamento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Ruppenthal (PDT), colocou o Legislativo à disposição para discutir ações e projetos. “É um tema complexo e é preciso unir todas as forças, os poderes, segurança pública, Executivo e Judiciário. Se precisar vamos criar uma comissão na Casa ou realizar uma audiência.”

O grupo pretende seguir mobilizado para a realização de ações e propor a discussão sobre medidas que possam colaborar com a segurança nas escolas de Venâncio Aires.  Além de mais policiamento nas escolas, contratação de vigilantes, os familiares sugerirar a implantação de câmeras de vigilância nas escolas.

Olá Jornal