Expectativa de crescimento na área plantada com tabaco para a próxima safra

Olá Jornal
setembro06/ 2022

O novo ciclo de produção do tabaco já iniciou e os campos da região mostram uma nova safra crescendo. Em Venâncio Aires a área produzida terá crescimento, segundo relatório preliminar do escritório local da Emater/Ascar. A expectativa é de lavouras em 8,8 mil hectares, crescimento de 2,3% se comparado a safra 2021/2022. O aumento ocorre também, mesmo com redução de 22,8% no número de famílias produtoras. Juntas devem movimentar mais de 178 mil toneladas.

Segundo o chefe do escritório de Venâncio Aires da Emater, o engenheiro agrônomo Vicente Fin, o crescimento da área plantada ocorre também pelo retorno de produtores no campo. “Acreditamos em 200 hectares a mais na nova safra em Venâncio. Não podemos esquecer que tivemos uma redução de famílias, de quase 23%, mas também tivemos um retorno de filhos de produtores que estavam na cidade, para as propriedades. E quem ficou no campo também deve aumentar um pouco a área cultivada. Isso deve garantir este aumento na área plantada,” explica Fin.

O ciclo produtivo atual também está adiantado. Conforme o gestor local da entidade de assistência rural, o plantio antecipado ocorreu por conta das previsões de estiagem. “A produtividade ainda teve perda na estiagem, por isso neste ano adiantaram o plantio, há produtores colhendo já. Nesta época, tradicionalmente estaríamos plantando. Os produtores estão correndo risco, porque podemos ter geada ainda. A projeção era de seca, inclusive no inverno, mas isso não se confirmou. Por isso, devemos ter aumento na produtividade também nas áreas cultivadas, diferente da safra passada quando ocorreram perdas em função da estiagem,” destaca.

AUMENTO
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) também prevê crescimento na área cultivada com tabaco nos três estados do Sul. Segundo o presidente, Benício Werner, as estimativas apontam para um aumento em 5%. “Nós acreditamos em um aumento de área mas precisamos elogiar a decisão dos produtores. Eles estão fazendo um aumento de área com muita responsabilidade. Não é como na safra 2015/16 para 2016/17 quando houve aumento de 271.070 hectares para 298.530 hectares. Deve ficar dentro das necessidades de produto para o mercado, inclusive internacional”.

Em relação ao preço pago pelo produto, há expectativa de boa valorização. “Uma repetição de corrida ao tabaco na casa do produtor, com toda certeza não ocorrerá. Agora, se a nossa produção vai ter qualidade, e o clima nos ajudar, nós vamos ter uma boa comercialização. Inclusive o próprio aumento de preço desta safra é devido ao aumento muito alto dos insumos e da lenha que também vem aumentando”, avalia Werner.

Esperança de bons resultados na nova safra

Após boas negociações entre indústrias e produtores, pelo menos durante três meses, a expectativa é de repetir bons rendimentos na nova safra que está no campo. A avaliação é do agricultor e administrador da página do Facebook, Fumicultores Unidos, Neto Lacerda. O grupo é um espaço de troca entre os produtores, e busca garantir atenção aos movimentos do setor.

Neto Lacerda é agricultor e administrador da página “Fumicultores Unidos”

Segundo o produtor, a expectativa é de manter os bons resultados da produção verificados na safra passada. “A última comercialização serviu de aprendizado, que há possibilidades de um produtor garantir lucros maiores. Ele vê mais futuro nessa cultura. Quem conseguiu comercializar dentro desses 90 dias, vendeu bem. Então esse produtor está, sim, esperançoso para iniciar a nova safra com o pé direito, torcendo para o clima colaborar também.”

Segundo Lacerda, o período com melhor preço pago pela produção ocorreu entre os meses de fevereiro, março e abril. “O produtor está consciente, sabendo que não adianta exagerar no plantio, se não tiver uma boa qualidade. Os produtores, assim como nas demais culturas, estão tentando trazer uma boa qualidade, aproveitando essa melhora na comercialização, para conseguir se destacado na hora de vender o seu fumo,” destaca.

Para o influenciador digital, há otimismo na nova safra, segundo os membros do grupo virtual que discute as questões da fumicultura. “O produtor da nossa região, está esperançoso. Está otimista com aquela ideia que provavelmente ele vai vender novamente bem, que estará sendo bem sucedido na produção de fumo. Isso é importante, já que o cultivo de tabaco é uma agricultura familiar que sustenta milhares de famílias,” finaliza.

Olá Jornal