Desenvolvimento Social vai levar cursos profissionalizantes aos apenados do município

Olá Jornal
setembro06/ 2022

Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Peva, Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, vai oferecer cursos profissionalizantes aos apenados do município. De acordo com a secretária da pasta, Claidir Kerkoff Trindade a programação será organizada a partir da demanda apresentada pela direção da Peva. “Estivemos com a coordenação da Peva para apresentar a proposta e conhecer quais os cursos que seriam mais úteis aos apenados. Queremos ofertar a possibilidade aos apenados inscritos no Cadastro Único e que sejam moradores de Venâncio Aires”, destaca Claidir.

Acompanhada pela assessora administrativa da secretaria, Camilla Capelão e a assistente social, Daiane Fürh, a secretária esteve com o diretor da Peva, Daniel Portela Dornelles, a coordenadora técnica da 8ª Região Penitenciária, Pauline Schwarzbold e a psicóloga, Gabriela Moysés Kilian. “O acesso à educação profissionalizante é muito importante para a qualificação das pessoas, o fato de estarem em cumprimento de pena não pode ser impeditivo para que se qualifiquem e busquem, por meio da educação e do trabalho, inserirem-se no mercado de trabalho assim que possível’, destacou o diretor da penitenciária. “Agradecemos à Secretaria de Desenvolvimento social por abranger o público privado de liberdade, pois sabemos que ações para esse público impactam diretamente em suas famílias e nas comunidades em que residem”, avaliam os integrantes da Peva.

De acordo com a secretária, entre as propostas de curso estão programações da área do primeiro emprego e de culinária. No entanto, a pasta aguarda o levantamento que a casa prisional vai desenvolver quanto ao perfil dos apenados incluídos no CadÚnico para a definição das áreas dos cursos. “Em um segundo momento, o sistema da secretaria e da Peva serão interligados para apurar as principais demandas dos familiares dos apenados”, destaca Claidir.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal