Energia fotovoltaica gera o maior número de pedidos de desconto do IPTU Verde

Olá Jornal
outubro02/ 2023

Com o prazo legal para adesão ao IPTU Verde encerrado no último sábado, 30, a comissão avaliadora inicia o trabalho de verificação das solicitações feitas pelos contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbanos de Venâncio Aires. No total, conforme a chefe do Departamento de Receitas da Secretaria da Fazenda, Cleni Schabbach, foram 632 requerimentos solicitando adesão ao programa para descontos no tributo do próximo ano, a partir da descrição das práticas ambientais adotadas no imóvel.

Das possibilidades previstas na lei do programa, a que mais teve solicitação foi a energia fotovoltaica, presente em 420 requerimentos. Em seguida, está o uso de composteiras feito em 374 pedidos, depois a arborização solicitada por 349 imóveis, seguido por 340 encaminhamentos para calçadas com acessibilidade e ainda, 186 solicitações de desconto para sistema de captação da água da chuva.

Somadas e aprovadas, as práticas os contribuintes poderão ter até 15% de desconto no IPTU do próximo ano e a novidade desta edição, conforme lembra Cleni, é que a possibilidade do IPTU Verde foi estendida também para quem faz o pagamento parcelado. Até o pagamento do imposto deste ano, o IPTU Verde era disponibilizado somente para contribuintes que fizessem a quitação em cota única. A comissão avalia os requerimentos e as solicitações aceitas geram desconto automático para o próximo ano.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal