Começa a votação popular do projeto Prefeitura Mirim 20

Olá Jornal
outubro02/ 2023

Comunidades escolares de Venâncio Aires estão em clima de votação para eleger seus representantes junto a Prefeitura Mirim. As inscrições das escolas encerraram na sexta-feira, 29 de setembro, com 14 estudantes no pleito. A partir desta segunda-feira, (2) o projeto entra na fase de votação para eleger prefeito e vice-prefeito mirins, entre os inscritos. O processo de votação acontece pelo site da Prefeitura, no endereço www.venancioaires.rs.gov.br até a quinta-feira (5). O resultado será anunciado no dia seguinte, sendo que os dois mais votados assumem como prefeito e vice e os demais serão empossados como secretários municipais. Na semana seguinte, de 9 a 14, todos participam de atividades na Administração Municipal.

“A etapa de votação é um convite à participação de toda comunidade escolar. No ano passado, tivemos mais de 100 mil votos, considerando que não se estabelece limite de votos por pessoa, nem por dia. É muito bacana ver as escolas e os familiares engajados nas campanhas de cada mirim”, destaca a coordenadora do departamento de Comunicação e Marketing da Prefeitura, Daiana Nervo. O projeto é desenvolvido em parceria entre o departamento e a Secretaria Municipal de Educação. “São alunos de escolas públicas e municipais que vivenciam um processo democrático muito semelhante aos processos eleitorais governamentais. Mais do que isso, eles vem pra dentro da Prefeitura, conhecem os trabalhos e passam a multiplicar isso em suas escolas, despertando o interesse dos colegas em participar mais vida pública”, destaca Daiana.

COMPROMISSOS

Na agenda dos participantes, uma programação variada vai inseri-los nas atividades da Prefeitura. Na sexta-feira (6) os organizadores do projeto reúnem os dois estudantes mais votados para que esses definam a nomeação dos demais participantes para as secretarias. Neste dia também será feita a transmissão de cargo, das prefeitas da edição passada, Daniela Schuk e Sofia Schuster aos novos gestores e ainda a colocação do quadro dos participantes de 2022, junto a Galeria Prefeitura Mirim. A posse dos secretários mirins acontece na segunda-feira (9), às 9 horas, quando os estudantes participam de um café da manhã na Prefeitura e em seguida acompanham a reunião do prefeito Jarbas da Rosa e da vice-prefeita Izaura Landim com os secretários.

A partir disso, cada estudante segue agenda estabelecida pela secretaria que representa, voltando a se reunirem na sexta-feira (13) para uma confraternização e troca de experiências. Já no sábado (14), eles participam do programa Tua Vida Melhor, transmitido pelo Facebook, na página da Prefeitura

Estudantes e escolas que participam do Prefeitura Mirim neste ano:

EMEF Nossa Senhora de Fátima: Amanda Reginatto Kist- 5° ano
EMEF Professora Odila Rosa Scherer: Sarah Luísa da Silva- 8° ano
EMEF Otto brands: Raiany Gabriely Lopes Xavier- 6° ano
EMEF Bento Gonçalves: Victor Gabriel Schmachtenberg – 5º ano
EMEF Dom Pedro II: Murillo Luís da Silveira- 7° ano
EMEF Benno Breunig: Anna Carolina Storch Haupt- 7° ano
EMEF Deolindo Pereira da Costa: Mariana Regina Freese- 5° ano
EMEF Alfredo Scherer: Iasmim Barthelmebs- 5° ano
EEEM Frida Reckziegel: Victor Matheus Coutinho- 8° ano
EEM Sebastião Jubal Junqueira: Lunara Lopes de Mello- 9° ano
EEEM Conêgo Albino Juchem: Laura de Vasconcelos- 9° ano
EMEF José Duarte de Macedo: Wellington Murilo Vicente de Lima- 9° ano
EMEF Dois Irmãos: Thiego Henrique Nunes Sena- 6° ano
EMCMEF Cidade Nova: Murilo Henrique Frantz- 9° ano

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal