Encontro Regional das Américas discute principais desafios dos produtores de tabaco

Olá Jornal
março03/ 2023

Representantes dos produtores de tabaco da Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana e EUA discutiram os principais desafios do setor durante a reunião da Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA) 2023 das Américas. O evento foi realizado de 26 de fevereiro a 1ª de março, em Salta, Argentina, e contou com a participação de representantes regionais e internacionais.

A sessão pública foi iniciada pelo ministro da Produção e Desenvolvimento Sustentável, Martin de los Rios. Os presidentes da ITGA, José Aranda, e da Câmara do Tabaco de Salta, Esteban Amat Lacroix, acompanhados do secretário Nacional da Agricultura, Pecuária e Pescas, Jorge Solmi, destacaram a importância da cultura do tabaco na Argentina. Aranda ainda ressaltou os passos dados pelos produtores argentinos para garantir a subsistência dos agricultores locais.

Já a diretora executiva da ITGA, Mercedes Vázquez, reconheceu o espírito pioneiro dos produtores de tabaco argentinos e a sua contribuição substancial para as economias locais. “Entre as medidas específicas do país que fazem a Argentina destacar-se está o Fundo Especial do Tabaco, uma entidade única que tem permitido aos produtores de tabaco fazer uma margem brilhante da sua produção”, afirma.

O evento forneceu uma visão abrangente do mercado global do tabaco a partir de diferentes perspectivas. O gestor de Análise da Indústria do Tabaco da ITGA, Ivan Genov, delineou as principais ameaças e oportunidades para os produtores de tabaco. Estas incluem os custos crescentes de produção, incerteza política e econômica, mas também o atual desequilíbrio da oferta e procura de folhas de tabaco e as perspectivas de produtores para o futuro.

O mercado global de regulação foi analisado pelo diretor Executivo e de Assuntos Corporativos e da Alliance One International Corporate Affairs, Michiel Reerink. Já o vice-presidente de Assuntos Externos da Universal Leaf, Benjamin Dessart, apresentou uma revisão das últimas iniciativas legislativas na Região das Américas.

COP10

A 10ª Conferência das Partes (COP10), da Convenção-Quadro para o Controlo do Tabaco (CQCT) é a principal preocupação dos produtores. O evento antitabagista da Organização Mundial de Saúde (OMS) ocorre de 20 a 25 de novembro, no Panamá. A ITGA chama atenção para a falta de transparência
e de representação do setor no debate. Desde a COP4 em 2010, as reuniões não têm sido realizadas em público, como prevê o próprio regulamento interno da CQCT da OMS.

Além disso, os produtores estão preocupados com as questões climáticas, e a estigmatização do setor que opera dentro de um mercado legal e cumpre todos os regulamentos impostos ao mesmo. Frente a isso, os representantes dos produtores das Américas concordaram que terão de trabalhar em estreita cooperação a fim de enfrentar o crescentes desafios que o setor tem pela frente.

PRODUÇÃO

Durante a sessão privada do encontro, as associações membros da ITGA compartilharam as últimas estimativas de culturas e discutiram as questões mais urgentes nos seus respetivos mercados. Foi dada especial atenção à situação no país anfitrião, a Argentina, onde a inflação fora de controle causa sérios obstáculos aos produtores. As associações argentinas também apresentaram uma série de iniciativas de sustentabilidade nas quais se concentraram para resolver questões sociais e ambientais.

Foto: Divulgação/ITGA

Olá Jornal