21ª Expoagro Afubra é lançada em evento na manhã desta sexta-feira 

Olá Jornal
março03/ 2023

A 21ª Expoagro Afubra foi lançada na manhã desta sexta-feira, 03, em evento realizado no Centro Vocacional Tecnológico, no parque do evento em Rio Pardo. A programação abre a contagem regressiva para a maior feira voltada a agricultura familiar do país, que ocorre entre os dias 21 e 24 de março.
O evento de lançamento contou com palestra do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini (Podemos). O gestor destacou o retorno da pasta na estrutura governamental do estado com foco nas pequenas propriedades. Além disso, citou o desafio de enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul.
“O desafio prioritário é fomentar medidas de curto e médio prazo para enfrentar a estiagem no estado. Vamos trabalhar em programas de recuperação das nascentes. Licenciamento de mil poços, revitalização dos açudes e construção de grandes cisternas. A segurança hídrica para as pequenas propriedades é fundamental. Em longo prazo, estão as
conclusões das barragens, que fazem grandes reservas de água,” comenta.
O secretário afirmou também que a pasta está preparando o lançamento de programas para financiar melhorias nas propriedades. “Avaliamos programas de financiamento, com juros zero, para o produtor recuperar investimentos e segurança hídrica na agricultura familiar.”

EXPECTATIVA
O coordenador da Expoagro Afubra, Marco Dornelles, afirmou que o parque está prepara para receber o público, com crescimento no número de empresas participantes e no pavilhão das agroindústrias. “Teremos uma grande feira, com crescimento de expositores e no pavilhão das agroindústrias. Serão mais de 200 negócios da agricultura familiar participando neste ano.”
O deputado Heitor Schuch (PSB) representou a Câmara de Deputados e afirmou que a feira mudou a produção agrícola dos municípios. “A Expoagro Afubra mudou a fotografia da agricultura na nossa região. Impulsionou a diversificação no Vale.”
O deputado estadual Edvilson Brum (MDB), falou em nome da Assembleia Legislativa, afirmou que o setor agrícola seguirá enfrentando desafios. “Temos muitos desafios, um deles neste ano no Panamá, com a COP. Vamos nos unir para defender o produtor de tabaco e toda a cadeia produtiva, que gera riquezas e desenvolvimento social.”

Olá Jornal