COP10 é a principal preocupação dos produtores de tabaco da América

Olá Jornal
março03/ 2023

A 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) é a principal preocupação para os produtores de tabaco da América. Composto por cinco países sendo eles Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana e EUA, o bloco esteve reunido em Salta, Argentina, para a reunião da Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA) 2023 das Américas.

O evento, que ocorreu de 26 de fevereiro a 1º de março, contou com a presença de representantes regionais e internacionais e centrou-se nos desafios urgentes que o setor enfrenta. A COP10 da Organização Mundial de Saúde (OMS), será realizada de 20 a 25 de novembro, no Panamá.

Os produtores de tabaco chamam a atenção para a falta de transparência e de representação do setor na conferência antitabagista. Desde a COP4 em 2010, as reuniões não têm sido realizadas em público, como prevê o próprio regulamento interno da CQCT da OMS.

Os fumicultores exigem ser incluídos nas discussões e evolução política e proteção dos governos para promover medidas adequadas que possam afetar a sua subsistência. A ITGA também solicita à CQCT da OMS que leve a sério uma implementação realista do Artigo 17 (que trata da diversificação de culturas) e se concentre nos países altamente dependentes do tabaco.

O presidente da ITGA, José Aranda, salienta a multiplicidade de ameaças que o tabaco enfrenta, incluindo o custo de produção e as questões climáticas, e a estigmatização do setor que opera dentro de um mercado legal e cumpre todos os regulamentos impostos ao mesmo. “O setor está desapontado com a falta de progressos relativamente ao Artigo 17 da CQCT e a representação dos produtores de tabaco nas reuniões da COP”, afirma.

Foto: Divulgação/ITGA

Olá Jornal