Deputada Silvana Covatti acompanha comitiva de parlamentares estaduais na COP10

Olá Jornal
fevereiro03/ 2024

A deputada estadual Silvana Covatti (PP) integra a comitiva de parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que seguem rumo ao Panamá. O grupo vai acompanhar a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10), que inicia nesta segunda-feira, 05, e segue até o sábado, 10. A deputada que já foi secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, na primeira gestão do governador Eduardo Leite (PSDB), é conhecedora da cadeia produtiva do tabaco e a importância para a economia do estado.

Conforme a parlamentar, a COP10 a participação nos debates no Panamá são importantes para garantir diálogo entre as partes interessadas com a cadeia produtiva do tabaco. “O setor do tabaco tem um impacto econômico significativo, especialmente para pequenas propriedades. Eventos como a COP 10 visam abordar preocupações ambientais e de saúde pública, o que defendemos e entendemos ser de grande importância, por isso, será interessante observar como as discussões equilibram essas considerações.”

Segundo a parlamentar a sua ida a Cidade do Panamá busca garantir a defesa econômica do setor, que tem importância no meio rural, como na indústria gaúcha. “Compreendo a importância de representantes gaúchos participarem da COP10 para defender os interesses econômicos locais. Afinal, o tabaco é um grande propulsor da nossa economia. É fundamental encontrar um equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental e o suporte à economia regional, especialmente para as pequenas propriedades. A participação ativa do parlamento gaúcho irá contribuir para garantir um diálogo construtivo nesse contexto,” ressalta.

Silvana Covatti será a única mulher a integrar o grupo de deputados estaduais que acompanham os debates da COP10. Além dela, viajam ao país caribenho os parlamentares, Marcus Vinícius de Almeida (PP), Edivilson Brum (MDB) e Zé Nunes (PT).

Pela Câmara Federal participam os deputados gaúchos Heitor Schuch (PSB), Marcelo Moraes (PL) e Covatti Filho (PP). De Santa Catarina participa o deputado Rafael Pezenti (MDB).

FOTO: Guerreiro/ALRS

Olá Jornal