Corsan Aegea deve apresentar projeto de nova fonte de captação de água para Venâncio até julho de 2024

Olá Jornal
novembro22/ 2023

Na última semana a Prefeitura de Venâncio Aires assinou o aditivo contratual da Corsan/Aegea até 2062. Com isso, uma série de medidas passam a ganhar atenção para investimentos em abastecimento e tratamento de esgoto. Um dos pontos, já discutido no município, são novas fontes de captação de água para tratamento. Atualmente o principal ponto é o arroio Castelhano.

Porém, em período de estiagem, o debate ganha força já que a área urbana convive com o risco de secar as torneiras. No novo contrato, a nova controladora da Corsan, se compromete em apresentar estudo para a captação de água na cidade. Este levantamento deve ser divulgado ao poder público local até julho de 2024.

A assinatura do Termo Aditivo de Contrato de Concessão (TACC) entre o Município de Venâncio Aires e a Aegea, empresa que assumiu o controle da Corsan ocorreu na última quinta-feira, 16. A empresa projeta investimentos de R$ 180 milhões na Capital do Chimarrão.

Conforme o diretor da companhia, Fabiano Dallazen, uma das prioridades no município é garantir o abastecimento de água sem interrupções, e realizar a despoluição do Castelhano. “A gente não pode deixar faltar água, e uma água de qualidade. Então, nós temos que preservá-la. Então, hoje nós temos bastante chuva, amanhã pode faltar água. Ele não é um contrato pronto e acabado. O que assinamos é um contrato que busca a segurança dos consumidores, para receber o serviço.”

Segundo o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o aditivo foi discutido por quase dois anos, buscando garantir o melhor para o município. “A análise foi pautada por questões técnicas. O principal objetivo é garantir água em quantidade, qualidade e o esgoto da cidade tratado.”

Além da extensão do prazo de prestação de serviços da Corsan, o novo contrato prevê a obrigação da companhia de manter um plano de resiliência hídrica ajustado às necessidades de abastecimento do município, especialmente nos períodos de estiagem, além de metas quantitativas de redução de perdas na distribuição de água, que hoje chega a 49% da água tratada de Venâncio Aires e de cobertura do serviço de esgoto, que atualmente está em 12%.

Olá Jornal