COP9 registra recorde de participação com 161 países na Conferência

Olá Jornal
novembro11/ 2021

A 9ª Conferência das Partes (COP9) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) registra recorde de participação com 161 países. Mesmo sendo realizada em formato virtual, devido a pandemia da Covid-19, a edição deste ano é considerada a maior em número de adesão de seus 182 membros.

Para o Secretariado da Convenção, o maior envolvimento das nações demonstra a importância das ações de controle do tabaco. “Isso prova que a Convenção continua a crescer em relevância, garantindo que mais medidas possam ser desenvolvidas para ajudar a acabar com a epidemia de tabaco causada pelo homem que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano”, afirma.

A CQCT da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o primeiro tratado internacional juridicamente vinculativo para promover a saúde pública, foi negociado sob recomendação da OMS e adotado em 2003. Desde então tem sido um instrumento legal fundamental no apoio aos países em sua busca para promover a saúde pública e combater o tabagismo.

Prevista para ocorrer e 2020, a COP9 foi adiada devido a pandemia. O evento que debate o maior tratado de saúde ocorre em Genebra, na Suíça, até esta sexta-feira, 12.

Foto: Secretariat of the WHO FCTC / P. Albouy

Olá Jornal