Coordenação Executiva da 39ª Oktoberfest é apresentada em Santa Cruz do Sul

Olá Jornal
abril03/ 2024

Uma solenidade no Palacinho da Praça da Bandeira, no fim da manhã desta quarta-feira, 3 de abril, marcou a apresentação dos integrantes da Coordenação Executiva da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024, bem como a nova identidade visual do evento. A partir de agora, o grupo de voluntários, liderados pelo presidente Luciano Menezes e pela vice-presidente, Daniela Laner, inicia os preparativos para a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. O primeiro grande evento será o Concurso de Escolha das Soberanas, que ocorre dia 19 de maio, no Ginásio Poliesportivo.

O evento de apresentação da equipe de voluntários, prestigiado por convidados, lideranças empresariais e imprensa, contou com a presença da prefeita Helena Hermany e do presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Ricardo Bartz. “Um grupo qualificado e experiente, que está preparado para assumir esta responsabilidade e entregar para a comunidade mais uma grande festa. Só temos que agradecer por terem aceito o convite e desejar que juntos possamos realizar a melhor Oktoberfest”, destacou Ricardo Bartz.

Organizada em parceria pela Assemp e Município de Santa Cruz do Sul, a 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024 ocorrem de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Com o tema Celebrando a Imigração Alemã, o evento homenageia os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em 25 de julho de 1824, em São Leopoldo (RS), e os 175 anos em Santa Cruz do Sul, onde chegaram em 19 de dezembro de 1849. 

Marca

Durante a cerimônia no Palacinho, também foi divulgada a nova identidade visual da Festa da Alegria, desenvolvida pela agência Nakao, de Santa Cruz do Sul. A marca, que quebra os padrões ao não evidenciar as cores da bandeira da Alemanha, mistura elementos tradicionais com toques modernos. “Incorporamos o azul e um padrão que lembra o mar, simbolizando sua vastidão e imponência e representando a imensidão azul que imigrantes alemães enfrentaram há dois séculos atrás, em sua jornada rumo ao desconhecido, em busca de novas oportunidades e uma vida melhor na nossa região”, destacou a diretora da Criação da Nakao, Analice Leão. 

Outro elemento que ganha destaque na marca é o Lebkuchen, tradicional doce alemão em formato de coração, emoldurado pelos bonecos símbolo da festa, o Fritz e a Frida. Completando a nova identidade, o chope (cerveja), que também faz parte da herança cultural, produzido localmente e consumido nas confraternizações, como quermesses e festa da colheita desde o início da colonização.

Coordenação Executiva da 39ª OKTOBERFEST

Presidente: Luciano Menezes

Vice-presidente: Daniela Laner

Abastecimento: Gilberto Luís Eidt

Ações Educativas e de Inclusão: Cristiane Schuck

Agricultura Familiar: Carlos Correa da Rosa

Bilheteria e Portaria: Djalmar Marquart

Cultura e Folclore: Nestor Raschen, Mártin Goldmeyer e Pedro Thessing

Decoração e Design: Andréia Mundstock

Desfiles: João Goerck 

Experiência do Visitante: Mônica Hippler (Sub-Coordenações: Alline Belina – Recepcionistas, Visitantes e Excursões; e Thaissy Balczarek, Daniele Muller, Estefani Wegman – Recepção de Comitivas);

Financeira e Orçamentária: Fabiane Francisca Eidt

Higienização e Limpeza: Jorge Menezes 

Infra-estrutura e Manutenção: Leandro Vernier e Fábio Borba

Marketing: Mateus Becker 

Maturidade Ativa: Lisiane Camargo

Saúde e Consumo Consciente (Sustentabilidade): Francine Braga

Segurança: Paulo Moraes

Social: Luciana Schwingel

Assemp: Bandas, Divulgação, Feirasul, Gastronomia e Shows

CRÉDITO: Four Comunicação/ AI Assemp

Olá Jornal