Cerca de 60% do solo venâncio-airense está com acidez em níveis adequados

Olá Jornal
abril29/ 2023

O mês de abril tem sido um período de debates sobre a qualidade e conservação do solo, priorizando a produtividade na região. Em Venâncio Aires a área cultivável tem exigido atenção, especialmente quando o assunto é acidez. Naturalmente o solo, na sua grande maioria, tem apontado na necessidade de correção, com utilização de calcário, fósforo e potássio. Levantamento do escritório local da Emater/Ascar, apontam que 60% da área de cultivo da Capital do Chimarrão está com acidez próxima do ideal.

O chefe do escritório e engenheiro agrônomo da Emater, Vicente Fin, destaca que o solo de forma natural na região de Venâncio Aires, possui elevada acidez, por estar localizado próximo ao bioma pampa, onde há pouca matéria orgânica. “Nas áreas onde existiam matas, ocorrem melhores indicadores de acidez. Temos um solo originário no município um pouco deficiente em pH. A parte onde são cultivados grãos, em que produtores adotaram técnicas de manejo e onde há cultivo de tabaco houve correção da acidez.”

Segundo avaliação do profissional da Emater, no solo venâncio-airense já existem locais com excesso de correção, com uso de calcário e demais produtos para reduzir a acidez. “Dentro destes 60% já existem cerca de 25% que já utilizam calcário de mais, com níveis a mais do que o necessário, inclusive com fósforo e potássio,” comenta.
Os 40% restantes do solo de Venâncio Aires, sendo o engenheiro agrônomo, ainda estão com deficiências, onde há necessidade de correção. “Há muito para evoluir neste sentido, precisamos focar no básico, garantir o manejo correto, fazer análise de solo, correção do pH, adubação correta para outras culturas,” destaca.

AÇÕES
Conforme a equipe de extensão rural, é fundamental o produtor rural realizar análise das condições do solo, garantir cobertura verde, para a produção de matéria orgânica. “Muitas famílias resistem à ideia de realizar curvas de nível, camaleões, que acabam ocasionando infiltrações no solo e enxurradas, lavando as matérias orgânicas do solo”, comenta Fin.

Além do uso de calcário e demais minerais para corrigir a acidez do solo, é fundamental o produtor manter as ações de proteção e conservação das áreas de cultivo.

A correção, com utilização de minérios para garantir o equilíbrio dos níveis de pH, precisam ser aliadas às ações de conservação realizadas ao longo do período produtivo. Entre as medidas está a rotação de culturas, com alternância de espécies na área das lavouras.

Além disso, a cobertura verde e a produção de palhada, além de proteger o solo, garantem a diminuição da perda de água na área de plantação. A utilização de curvas de nível nas áreas produtivas, barreiras vegetais, e descompactação do solo, são fundamentais para garantir hidratação da terra, além de evitar a erosão.

Olá Jornal