Philip Morris Brasil faz compensação ambiental de cerca de 1,8 mil toneladas de plástico e papel de suas embalagens

Olá Jornal
abril29/ 2023

A Philip Morris Brasil (PMB) alcançou, neste mês de abril, a compensação ambiental de cerca de 1.800 toneladas de resíduos, correspondentes ao plástico e papel das embalagens pós-consumo de seus produtos em 2020 e 2021. Feito em parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE), o programa funciona desde 2020 e integra uma série de ações da agenda ESG da companhia, que também fazem parte da estratégia de transformação do negócio por um futuro sem fumaça, com a substituição dos cigarros por alternativas de menor toxicidade.

Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa da PMB é mantido por meio da ASLORE, responsável pela implementação e operacionalização de projetos de recuperação de materiais recicláveis, e que apoia 93 cooperativas de todo o País e mais de 2.500 catadores, contribuindo assim para o fortalecimento da cadeia de reciclagem.

Segundo Mateus Guterres, especialista em Sustentabilidade da PMB, esta iniciativa está interligada à estratégia global da empresa, relacionada ao impacto pós-consumo. “Acreditamos que a logística reversa é um trabalho conjunto de todos os atores que geram resíduos pós-consumo de seus produtos. Se todas as empresas buscarem mitigar ou eliminar esse impacto, por meio da reciclagem, em um futuro próximo chegaremos à economia circular fluida e autossuficiente, em benefício de toda a sociedade e do meio ambiente. A PMB quer fazer parte disso”, afirma Guterres. “Além disso, reforça políticas de conformidade da empresa, em atendimento não só à legislação ambiental brasileira, mas também aos princípios de sustentabilidade”, conclui.

COMPROMISSO
Em uma outra frente, a PMB lançou no Brasil, em 2022, a campanha institucional global Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, com a proposta de aumentar a conscientização e promover mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro. A iniciativa está alinhada à meta global da PMI de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025.

A campanha tem realizado ações práticas com a instalação de bituqueiras.Todo o material recolhido pela campanha Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro passa por um processo de reaproveitamento, para conversão em papel reciclado, em uma parceria da PMB, com a empresa Poiato, de Campinas (SP), única no País credenciada para realizar este trabalho.

CRÉDITO: AI PMB

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