Cadeia produtiva do tabaco ganha novo aliado na Assembleia Legislativa

Olá Jornal
fevereiro10/ 2023

O deputado Gustavo Victorino (Republicanos) é o novo aliado da cadeia produtiva do tabaco em sua chegada à Assembleia Legislativa. Estreante na política, é o campeão de votos com 112.920 votos. Ter expressiva votação em Porto Alegre (38.919) e Canoas (8.763) e ser da Capital Gaúcha não são impeditivos para que esteja ao lado do setor, tradicionalmente defendido por parlamentares que possuem relação com os municípios produtores localizados no interior do estado. Em Venâncio Aires é o 16º colocado com 180 votos.

Gustavo Victorino (Republicanos) somou 112,9 mil votos – Foto: Janine Niedermeyer

Em entrevista ao Olá Jornal durante sua posse, Victorino afirma que estará junto com o setor em defesa da liberdade, da economia e do produtor. “Eu acho que é preciso que a gente tenha a consciência de que a liberdade é um bem inegociável assim o tabaco, o cigarro. Eu prezo pela liberdade do cidadão de fazer uso do que quiser e bem entender respeitando a coletividade. Eu voto pela liberdade, se alguém quiser fumar 50 cigarros por dia é problema dele não é meu e que ele tenha liberdade para isso. Vou ser criticado por isso vou, mas para mim a liberdade é inegociável”.

Na visão do parlamentar, é preciso dialogar sem censura à cultura. “O problema começa na avaliação do produto que o produtor traz ao mercado então me parece que a gente tem que ter uma visão diferenciada. Uma coisa é você ser contra o segmento econômico, outra é você regrar o segmento econômico e a indústria fumageira, na minha opinião, tem regras até demais. Censurar e ser contra, de mim não vão ter nunca essa posição”, ressalta.

REGIÃO
Sobre a região dos Vales, Victorino considera importante o planejamento de medidas que tratem tanto da seca como das enchentes principalmente no Vale do Taquari. “É uma região rica que ela tem por exemplo no agronegócio um componente forte. Até que ponto nós estamos olhando para essa região nos períodos de secas. Tem problemas também de enchente, até que ponto estamos olhando as barragens e o sistema de drenagem dessa região no período de inverno, então são muitos aspectos a serem abordados”, avalia.

Com o lema de campanha ‘Voltar a ser Grande’, seu foco será na economia. Participará da comissão de finanças e da comissão de economia e deve buscar a presidência de uma delas. Advogado, jornalista, comentarista de rádio e TV e músico, Victorino garante que será um deputado independente. “Eu entendo que a política tem que ter o conceito da ideologia até a página dois. Dali em diante é importante que você respeite o bem-estar do cidadão. Eu vou ser independente. Se o Palácio Piratini tiver uma proposta boa eu vou votar com ele, se tiver uma proposta ruim eu vou votar contra ele. Mas você vai votar junto com partidos de esquerda, sim, se for interesse do cidadão eu vou votar sem ideologia porque acho que eu sou deputado não apenas de 112.920 mil eleitores, eu sou deputado de todos os gaúchos”, conclui o novo parlamentar.

Olá Jornal