Assembleia Regional Ampliada no dia 21 definirá a cédula de votação

Olá Jornal
outubro14/ 2022

No próximo dia 21 de outubro, às 13h30, no Memorial Unisc (bloco 46), será realizada a Assembleia Regional Ampliada, correspondente a quarta etapa da Consulta Popular 2022/2023. A Assembleia é aberta a comunidade regional, que terá direito a voz, no entanto, o voto é assegurado somente aos integrantes do Corede Vale do Rio Pardo e aos Delegados eleitos nas Assembleias Microrregionais.

Além de formalizar a cédula, com a definição de quatro projetos, também deverá ser indicado se as propostas terão âmbito regional ou se o recurso será dividido entre os municípios que atingirem no mínimo 2% dos votos. Igualmente, deverão ser definidos a classificação dos municípios e o valor para cada um, se for o caso.

Outra importante definição trata-se da divisão do valor de 1 milhão de reais entre os municípios que atingirem os 2% de votos, caso o Corede fique em primeiro lugar no ranking geral da votação, proporcional ao número de eleitores da região, bem como, a divisão dos 500 mil reais, caso o Corede alcance da segunda a nona posição no ranking geral da votação.

O projeto Criação de FabLab, proposto pela Unisc, garantiu colocação automática na cédula de votação, uma vez que foi a proposta que recebeu mais “curtidas/apoio” e engajamento via aplicativo Colab, sendo um projeto de execução regional, ou seja, um único projeto em benefício para toda a região.

Nas assembleias microrregionais realizadas no final do mês de setembro, coube aos integrantes da microrregião Centro Serra, definirem por quatro projetos prioritários, que foram: Elaboração e construção de pórtico regional para o Centro Serra (402157); Incentivo a proteção especial para pessoas com deficiência e idosas (396054); Programa Gestão Sustentável do Solo (399946) e Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Vale do Rio Pardo (401335).

Já na microrregião Baixo Vale do Rio Pardo, a escolha recaiu sobre os seguintes projetos: Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Vale do Rio Pardo (401335); PSA Sub-bacia do Médio Pardinho com vistas a recuperação e prevenção dos mananciais hídricos (399596); Construção de um Centro Regional de Acolhimento para Mulheres (399016) e Qualificação e Desenvolvimento do Turismo no Vale do Rio Pardo (403049).

Os Delegados eleitos nas microrregionais foram: Bruno Deprá, Djalmar Ernani Marquardt, João Altair Kroth, Lênio Augusto Trevisan, Marco Aurélio Treichel, Adelar Maciel Correa e Altemar Rech. As assembleias microrregionais, sob a coordenação do presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, também tiveram como objetivo a revisitação da matriz FOFA da Microrregião Norte, Centro e Sul, elaborada em 2016, oportunidade em que foi feita uma avaliação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da região, visando a atualização do Plano Estratégico Regional. Também, foi feita uma reflexão e avaliação crítica sobre o papel e o futuro do Corede Vale do Rio Pardo, o que deverá ser retomado na Assembleia Ampliada.

CRÉDITO: AI Corede/VRP

Olá Jornal