Após adiamento, COP10 e MOP3 no Panamá ocorrem nas primeiras semanas de fevereiro de 2024

Olá Jornal
novembro27/ 2023

Após ser adiada, a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10) vai ser realizada em fevereiro de 2024. Inicialmente a conferência estava programada para ocorre entre os dias 20 e 25 de novembro, mas por conta de protestos no Panamá, o evento da Organização Mundial da Saúde foi adiado. A nova data foi divulgada nesta segunda-feira, 27, e busca garantir a realização do evento que debate medidas de controle do consumo de produtos de tabaco no mundo. A COP10 será realizada entre os dias 05 e 10 de fevereiro de 2024.

Já a 3ª Reunião do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco (MOP3), vai ser realizada entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2024. As atividades de ambos eventos da OMS irão ocorrer na Cidade do Panamá, ainda sem local definido.

Além dos protestos, os custos públicos para receber o evento também estavam sendo questionados no país, inclusive com denúncias. A projeção era de US$ 5 milhões em despesas para organizar a programação em centro de eventos particular. A definição de local deve ser divulgada nos próximos dias.

Olá Jornal