Abertura oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul é cancelada

Olá Jornal
novembro27/ 2023

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), junto com o SindiTabaco e as secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Desenvolvimento Rural (SDR) definiram o cancelamento da Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul, marcada para sexta-feira, 1º de dezembro, no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Em entrevista ao Olá Jornal, o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, informou que o cancelamento ocorreu em virtude da liminar que derrubou a lei de compra da safra na propriedade, além dos prejuízos acumulados na atual safra em função do clima. “Não tem clima para realizar um evento deste tipo. Além dos prejuízos que o produtor tem enfrentado, com a situação climática, também ocorreu a derrubada da lei estadual de compra da safra na propriedade. Entendemos que não é o momento para celebrar um início de safra,” afirma.

Segundo o dirigente da associação, a edição deste ano da abertura estadual da colheita do tabaco não vai ocorrer.

Ainda na sexta-feira, 24, a Afubra emitiu nota oficial sobre a liminar que suspendeu a lei estadual nº 15.958 de 19 de janeiro de 2023, que determinava a classificação do tabaco nas propriedades rurais. A entidade afirma que a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa, dá maior segurança para o produtor na classificação, porém, causava preocupação por não estar claro de como isso iria, de fato, ocorrer.

A FetagRS também questiona a liminar e afirma que vai trabalhar para que a legislação seja cumprida no Rio Grande do Sul.

SINDITABACO

Ainda na manhã desta segunda-feira, 27, o Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), divulgou nota informando sobre a decisão, em acordo com as entidades e órgãos governamentais, pelo cancelamento do evento de abertura da colheita, marcado para sexta-feira, 1º de dezembro.

CONFIRA A NOTA:

Em comum acordo entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), informamos o cancelamento da 6a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco que estava prevista para ocorrer no dia 1o de dezembro, em Rio Pardo (RS).

Com informações AI Afubra e SindiTabaco

Olá Jornal