Missão à China começa com foco na abertura de mercados para a carne gaúcha

Olá Jornal
novembro27/ 2023

O primeiro dia da missão oficial do Governo do Estado à China teve foco na abertura de novos mercados para a carne produzida no Rio Grande do Sul. O assunto foi tema de dois dos três compromissos oficiais do presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, do vice-governador Gabriel Souza e de empresários gaúchos em Pequim. 

Durante encontro com o TianJiao Group, a comitiva falou da qualidade da carne gaúcha, dos diferenciais competitivos na área de logística e do status sanitário de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, conquistado pelo Rio Grande do Sul em 2021. 

“Essa certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) permite ao Estado acessar novos mercados. A mensagem deixada aos empresários chineses foi sobre a qualidade do que produzimos, os diferenciais competitivos do Estado e sobre a nossa excelência quanto às questões de controle de fronteiras e sanidade animal”, explica Zanchin. 

Um dos cinco maiores conglomerados do agro chinês, o TianJiao Group atua na importação e distribuição de carne a supermercados e restaurantes. Durante o encontro, os representantes da empresa falaram sobre os planos de expansão das operações envolvendo carne bovina, ovina, suína e de aves. 

Protocolo de Intenções 

A excelência do Rio Grande do Sul nas questões sanitárias foi discutida à tarde, durante o 1° Seminário de Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais. 

Durante o seminário, o vice-governador Gabriel Souza e autoridades chinesas assinaram um protocolo de intenções para o aperfeiçoamento das ações sanitárias. 

“Já está pré-agendado para os próximos meses uma visita de representantes chineses a plantas frigoríficas do Rio Grande do Sul. Estamos confiantes de que novas indústrias estarão habilitadas para exportar para a China”, acrescenta o vice-governador Gabriel Souza.

Citic Group

O grupo também visitou o Citic Group, maior conglomerado empresarial da China. O Citic opera no setor financeiro e em mais de 60 atividades de diferentes segmentos, como energia, mineração, agricultura, saúde e inovação e já possui atividades consolidadas no Brasil. 

Visita ao Tuspark 

Em outra frente, os deputados Edivilson Brum (MDB), Gustavo Victorino (Republicanos) e Luciano Silveira (MDB) visitaram o Tuspark, que funciona na Universidade de Tsinghua.

“As novas tecnologias na produção de energia e fertilizantes hoje desenvolvidas pelas universidades chinesas nos remetem a um futuro de alto aproveitamento de matérias primas, com resultados que chegam a ser surpreendentes”, pontua o deputado Gustavo Victorino, presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia.

Entre os cases apresentados estão uma empresa que produz fertilizantes a partir do sangue animal. 

“É um processo extremamente inovador, a partir de enzimas e sem qualquer processo químico”, acrescenta o deputado Edivilson Brum. 

Com mais de 700 mil metros quadrados, o TusPark é o parque científico universitário com a mais alta velocidade de construção, a melhor qualidade de empresas estabelecidas e o sistema de serviços de inovação mais completo da China.

“O mais importante é a troca de conhecimentos e perceber o quanto o processo de inovação está adiantado não só no agro, mas em outros setores da atividade econômica chinesa”, afirma o deputado Luciano Silveira, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia.

CRÉDITO: AI ALRS

Olá Jornal