Vigilância Sanitária faz alerta para o aumento de casos de dengue

Olá Jornal
abril13/ 2023

O crescente número de casos de dengue em Venâncio Aires preocupa a Vigilância Sanitária. A situação exige medidas de contenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município já contabiliza 11 positivados neste ano. Apenas nas duas últimas semanas foram 7 confirmados. Os bairros com casos confirmados são Cidade Alta, Macedo, Santa Tecla e União.

Ações de prevenção, como aplicação de inseticida e realização de vistorias em residências, têm sido intensificadas. Entretanto, os profissionais têm encontrado muitas casas com possíveis criadouros. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, nos bairros em que há incidência, os agentes encontram frequentemente locais com recipientes contendo água parada.

“São encontradas cisternas e caixas d’ água mal fechadas ou sem telinhas. Há também piscinas sem limpeza. As pessoas precisam entender que é importante a eliminação de recipientes que possam acumular água.”

Ainda de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, com a circulação do vírus da dengue e com a volta da chuva no município, a tendência é que ocorram mais casos positivos. “Nós estamos cuidando para que o número de positivados não aumente e precisamos da colaboração da população.”

Estão sujeitas à responsabilização as situações em que forem constatadas irregularidades e não houver a colaboração do proprietário. O contato para denúncias de imóveis com criadouros pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9 9910-9500.

Combate ao mosquito:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
Colocar areia nos pratos de plantas;
Limpar terrenos;
Recolher recipientes que possam acumular água;
Limpar as calhas;
Cobrir piscinas;
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
Limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação;
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
Cobrir bem a cisterna;
Cobrir bem todos os reservatórios de água;
Autorizar os agentes de endemias, identificados, ingressarem no imóvel.

Utilizar repelente;
Colocar telas em janelas e portas;
Cobrir a maior parte do corpo com roupas claras quando possível.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal