Stock Car garante provas em Santa Cruz do Sul pelos próximos cinco anos

Olá Jornal
abril13/ 2023

Com a confirmação de que a Prefeitura irá realizar a segunda etapa da revitalização do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a Vicar comprometeu-se em realizar provas da Stock Car pelos próximos cinco anos no circuito. O anúncio ocorreu em reunião virtual entre a empresa e a Administração Municipal.

As obras da segunda etapa incluem uma nova e mais resistente pavimentação asfáltica em toda a extensão da pista, melhorias nas zebras e proteção de pneus, além de reformas nos boxes e na torre de comando. A licitação para definição da empresa que executará as intervenções deve ser lançada até o final de abril. O investimento, entre R$ 5 a 8 milhões, será realizado com recursos do Finisa – financiamento contratado com a Caixa.

O projeto de revitalização já foi encaminhado para a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), responsável pela análise e homologação da pista. A data da próxima prova da Stock Car irá depender da conclusão das obras, o que deve ocorrer no segundo semestre. “Estamos muito felizes com a confirmação de que o Autódromo de Santa Cruz passará por uma profunda revitalização em todas as suas estruturas. Uma vez que a pista seja homologada pela CBA e as instalações sejam ajustadas para receber um evento da dimensão da Stock Car, pretendemos realizar uma corrida por ano nas próximas cinco temporadas. Santa Cruz do Sul é um local que todos na Stock Car adoram e vai ser muito bom poder contar com a cidade em nosso calendário”, afirmou o CEO da Vicar, Fernando Julianelli.

A prefeita Helena Hermany destacou que os grandes eventos nacionais realizados no autódromo trazem um enorme retorno para o turismo e a economia da cidade. “Provas de projeção nacional como a Stock Car, Império Endurance, Copa Truck e outras lotam a rede hoteleira, os restaurantes, e ainda geram mais de cem empregos temporários em cada final de semana, o que significa renda para diversas famílias”.

Helena ainda ressaltou que esta será a mais profunda e significativa reforma no autódromo desde a sua inauguração. “Queremos garantir estruturas para médio e longo prazo, que possam ser utilizadas anualmente também para provas organizadas pela nossa entidade local, a Associação de Pilotos e Preparadores do Automobilismo de Santa Cruz do Sul (Appasc), e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA)”.

O secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, lembrou que, ao longo de seus 18 anos, o autódromo recebeu reformas pontuais e que, desta vez, serão realizados melhoramentos estruturais. “Será uma obra mais robusta, de recuperação de toda a pista, estrutura física e elétrica, para ao menos mais 15 anos de vida útil para nosso autódromo”.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, de Relações Institucionais e Esporte, Everson Bello, e o diretor de Projetos, Daniel Feuerharmel, também participaram da reunião. Conforme Martins, até o início das obras, o autódromo poderá ser utilizado pelas categorias que já haviam realizado a reserva de datas ainda no ano passado.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Arlindo Signor, o autódromo de Santa Cruz do Sul desponta no País como um dos mais superiores. “Competir na cidade é muito importante para nós, com diversas modalidades. Estamos à disposição para contribuir com que o autódromo entre o mais rápido possível em atividade. Temos a certeza de que é um investimento para tornar a cidade conhecida no mundo inteiro”.

CRÉDITO: AI Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Olá Jornal