Vereadores de Venâncio avaliam como positiva a ida à Brasília

Olá Jornal
agosto21/ 2023

Os vereadores Sandra Wagner (PSB), Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) e Benildo Soares (Republicanos), estiveram na última semana em Brasília com diversas agendas de trabalho. As vereadoras Sandra Wagner e Claidir Kerkhoff Trindade participaram da 7ª edição da Marcha das Margaridas, além disso, visitaram deputados, Secretarias e Ministérios para tratar sobre diversos assuntos de
interesse da comunidade local.

No Ministério do Turismo foram recebidas pelo servidor de carreira José Ivo Rolin, que explicou sobre a forma de buscar recursos para a restauração do Museu e também recursos para o asfaltamento da ERS 422, trecho que compreende Linha Brasil até a Santinha da Vila Deodoro. A mesma linha de orientação conduziu a reunião agendada pelo gabinete do Deputado Federal Heitor Schuch (PSB), junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, representado pela Edda Maria Costa, coordenadora geral do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-Sisan.

A pauta levada foi a necessidade de inclusão, por parte do governo Federal, do município de Venâncio Aires no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Conforme Edda no final do mês de julho desse ano, foi assinada a Lei 14.628 que traz uma nova forma de pactuação dos recursos federais quanto ao PAA, assim repassando aos estados a responsabilidade de administrarem os recursos. Dessa forma, o Estado do Rio Grande do Sul deve receber, via Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural o valor de R$ 4 milhões para gerir o PAA.

As vereadoras já estão em contato com a Secretaria para marcar agenda e assim levar a demanda do município através da Secretaria de Assistência Social e Cooprova. Ainda falando em PAA, os parlamentares realizaram visita ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento- Conab, Edgar Preto, oportunidade em que foi questionada a viabilidade do município ser contemplado pelo PAA Doação Simultânea.

“É importante destacar que o município de Venâncio Aires está com os cadastros atualizados nos sistemas, Sisan e PAANet, e isso é fundamental para a busca de recursos. Agora faz-se necessário unir forças e buscar sensibilizar o governo do estado para incluir a nossa demanda no plano de trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural”, enfatiza a vereadora Sandra Wagner.

Afora isso, foram recebidas na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência da Mulher, pela assessora Vania Viana, oportunidade em que levaram documentos que contextualizam a ação local e regional para a implantação da Casa Regional de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

A partir das orientações recebidas agora faz-se necessário um diálogo com o poder público local e regional, a fim de adequação quanto ao terreno a ser construído a Casa de Acolhimento e outros pormenores que permeiam o projeto. Ficou acordada uma videoconferência na primeira quinzena do mês de setembro, para assim fazer uma aproximação entre o Poder Executivo e a Secretaria Nacional responsável.

É preciso estar em constante contato com a esfera Federal, haja vista que dependemos dos programas federais para desenvolver politicas públicas locais e nada melhor que ir aos órgãos competentes para
entendermos os processos, buscar as soluções e efetivar as conquistas para nossa gente, ainda mais quando vivemos a realidade de um novo governo e que tem sua particularidade de administração, finaliza Sandra.

CRÉDITO: AI Gab. Sandra Wagner/PSB

Olá Jornal