HBB registra sua primeira cirurgia endovascular de trombose

Olá Jornal
agosto21/ 2023

Cirurgiões do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, realizaram na quinta-feira um procedimento inédito na casa de saúde: uma cirurgia endovascular de Trombose Venosa Profunda Proximal com uso de técnica de redução de carga trombótica.

Coordenado pelo cirurgião vascular Diogo Tasca – que foi auxiliado pelos doutores Vinícius Pletsch (cirurgião vascular) e Ismael Rocha Mattos (anestesista) -, o procedimento durou duas horas e teve como paciente uma jovem de 16 anos, da cidade de Encantado.

“É um procedimento que conta com excelentes evidências de benefício de uso na literatura, e foi realizado pela primeira vez no HBB. É um marco na evolução endovascular de nosso serviço de cirurgia vascular do hospital”, avalia Tasca.

Segundo ele, a paciente apresentava quadro de trombose venosa profunda, de grande monta. “Optamos pelo tratamento endovascular pelo fato de a paciente ter grande chance de complicações a curto e longo prazo, como embolia pulmonar, edema crônico, úlceras crônicas. A técnica reduz essas complicações e permite rápida melhora de sintomas”, explica ele.

A técnica é considerada minimamente invasiva, sem cortes, e foi realizada com materiais de alta tecnologia. “Muda completamente a qualidade de vida do paciente a médio e longo prazo pós-evento.”
A paciente teve alta hospitalar após 48 horas, já com melhora sintomática expressiva.

CRÉDITO: AI HBB

Olá Jornal