Venâncio Aires busca ampliar cobertura de vacinação contra a poliomielite

Olá Jornal
agosto12/ 2022

Segundo o painel de monitoramento de imunizações do governo estadual, Venâncio Aires fechou 2021 com 71,53% de cobertura vacinal contra a poliomielite. A recomendação do Ministério da Saúde é de alcançar 95% do público-alvo. Atualmente, com dados até junho, a cobertura de 2022 está em 55,54%.

Neste ano, houve uma crescente na imunização, com os meses de maio e junho concentrando mais de 400 doses aplicadas. O cenário de cobertura está abaixo do recomendado em grande parte dos municípios brasileiros. Ainda em 2020, Venâncio Aires garantiu cobertura de 108,16% da população vacinável. Já em 2019 esse percentual alcançou 99,74%.

Buscando reverter os baixos indicadores de cobertura, para garantir que o Brasil siga livre da Poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, iniciou na última segunda-feira, 08, a campanha de imunização contra a doença. Na Capital do Chimarrão a expectativa é de aplicar doses das vacinas em 3.861 crianças. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

É necessário apresentar a carteira de vacinação e cartão SUS, mesmos documentos necessários para a atualização dos imunizantes em crianças e adolescentes. As equipes de vacinação atuam nos horários habituais das unidades de saúde. Já no Posto Central acontece também o horário estendido, quando além do horário normal, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, durante a semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação pode ser feita até às 19h.

DIA D
A campanha nacional e a multivacinação terão ainda o Dia D, programado para o sábado, 20 de agosto. Naquele dia, todas as unidades de saúde do município estarão com equipes disponíveis para aplicar as doses, durante todo o dia, das 8h às 17h.

FOTO: Divulgação/AI Ministério da Saúde

Olá Jornal