Venâncio Aires vai ganhar prêmio para incentivar a cultura

Olá Jornal
fevereiro15/ 2023

O vereador Elígio Weschenfelder (PSB) é proponente de prêmio direcionado aos agentes culturais de Venâncio Aires. O Destaque Cultural vai seguir os moldes da premiação já consolidada no município para os esportistas. Conforme o vereador, a premiação busca garantir reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por artistas, entidades e organizadores para incrementar o cenário cultural da Capital do Chimarrão.

“A ideia é valorizar as diferentes áreas culturais do município. Uma comissão vai buscar indicar os nomes para o prêmio, além de projetos e entidades ligadas ao setor. Essa etapa é importante para garantir independência nas indicações. Vamos buscar prestar homenagem aos agentes de cultura da nossa cidade,” justifica o parlamentar, popular Muchila.

O texto da lei propondo a criação do prêmio Destaque Cultural, deve ser votado nos próximos dias na Câmara de Vereadores. Pela lei, poderão receber o reconhecimento entidades e pessoas com domicílio em Venâncio Aires, ter obra apresentada ou registrada na cidade, que representou o município em shows, apresentações, exposições, palestras e mostras. Também poderão entrar na premiação pessoas que realizaram apresentação de atividades com inovação, criatividade, qualidade e diversificação.

Os nomes e entidades serão escolhidos por uma comissão, a ser formada por representante da Secretaria de Cultura e Esportes; representante do Legislativo Municipal; um membro de cada órgão de imprensa de Venâncio e um integrante da Caciva. A proposta da legislação prevê a entrega anual das premiações em sessão solene, agendada o mais próximo possível do dia 05 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Cultura.

“A proposta é de fortalecer a identidade Cultural de Venâncio Aires, pois acredita-se no potencial de fazer cultura, que nasce e floresce em nossos munícipes, além de valorizar as instituições ou entidades e pessoas de nosso município, é uma forma de agradecimento pelos serviços prestados por essas, no âmbito cultural,” justifica Muchila no projeto de lei.

Olá Jornal