Metalurgia tem o melhor resultado de empregos ao longo de 2022 em Venâncio Aires

Olá Jornal
fevereiro15/ 2023

O setor de Metalurgia em Venâncio Aires encerrou 2022 como o principal na geração de novos empregos. No período, foram 222 novas contratações, em saldo, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Governo Federal. O resultado total de empregos criados no município, entre todos os segmentos da economia, foi de 293 novas contratações com carteira assinada. Em Venâncio Aires o setor contempla os trabalhadores nas empresas de fundição, e o resultado garante crescimento de 53,4%, se comparado ao ano anterior.

Na indústria de transformação local, a metalurgia lidera de forma isolada. Na sequência aparecem as contratações nas indústrias de alimentos, com 80 postos de trabalho criados, e na terceira posição as empresas de fabricação de calçados, com 48 novos empregos criados no ano passado.

Na indústria venâncio-airense, o setor de metalurgia ocupa atualmente a sexta posição entre os que mais contam com trabalhadores contratados. Encerrou 2022 com 637 funcionários. O setor é liderado pelas indústrias do fumo, que concentram 1.407 trabalhadores com carteira assinada em 2022.

DESTAQUE
O resultado venâncio-airense representa 47,8% do total de empregos gerados pelas indústrias de metalurgia no Rio Grande do Sul. No período foram 464 novos postos de trabalho efetivados ao longo de 2022. No país este segmento industrial encerrou com crescimento de 3,04%, gerando 6.938 novos empregos.

POLO
As demais indústrias do polo metalmecânico de Venâncio não tiveram resultados tão significativos ao longo do ano passado. As indústrias de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos registraram saldo negativo na geração de empregos anual, com 232 vagas fechadas. Apesar deste resultado, as empresas ocupam a terceira posição entre as maiores empregadoras do município, com 1.234 trabalhadores contratados.

As empresas de fabricação de máquinas e equipamentos registraram saldo positivo, com a criação de 20 novos postos de trabalho no período. Atualmente, são 975 empregados contratados nestas indústrias.
Já as fabricantes de produtos de metal (caldeiras, serralherias, forjaria, estruturas metálicas), registram perda de 28 empregos. Atualmente, são 188 trabalhadores contratados. E as empresas de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, fecharam 2022 com a criação de 29 novos postos de trabalho, sendo hoje 211 trabalhadores contratados.

Olá Jornal