Venâncio Aires registra o menor número de notificações de acidentes de trabalho em cinco anos

Olá Jornal
fevereiro08/ 2022

Venâncio Aires registrou em 2021 redução nas notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Ao longo do ano passado foram notificados 587 casos de acidentes de trabalho. As informações constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, e o Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST/RS). O número é o menor registrado desde 2017. Os dados levam em consideração o município sede das empresas.

A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória para os médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. A notificação ocorre diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo causado em período de trabalho.

São doenças e agravos relacionados ao trabalho notificados no SINAN: Acidente de trabalho, Câncer relacionado ao trabalho, Dermatoses ocupacionais, Exposição à material biológico, Intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho, LER/DORT, Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), Pneumoconiose, Transtornos Mentais relacionados ao trabalho.

O maior volume de notificações de acidentes de trabalho na Capital do Chimarrão englobam o público masculino, com 466 casos. Já o público feminino contabilizou 121 casos.

HISTÓRICO
As notificações por acidentes de trabalho vêm registrando redução em Venâncio Aires ao longo dos últimos cinco anos. Parte da queda pode estar relacionada a padronização dos métodos de registro, também por aprimoramento das ações de proteção ao trabalhador e ainda nos dois últimos anos por conta da pandemia do novo Coronavírus.

O resultado ainda pode ter relação com a falta de notificações ocasionada desde 2020, com início da pandemia, que tem prioridade nas informações de registros oficiais.

Em 2017 o total de notificações do tipo em Venâncio foi de 1.245. No ano seguinte, as notificações chegaram a 1.270. Já em 2019 o volume de notificações do sistema no município chegou a 1.048. E em 2020 foram 795 notificações de acidentes de trabalho.

FOTO: Divulgação/Pxhere

Olá Jornal